Cotação do Brent para entrega em fevereiro sobe 1,43% para 72,14 dólares

A cotação do petróleo Brent para entrega em fevereiro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 1,43%, para os 72,14 dólares.

Notícia

© Nick Oxford/Reuters

Lusa
09/12/2024 22:29 ‧ 09/12/2024 por Lusa

Economia

Brent

A cotação do barril de crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no International Exchange a cotar 1,02 dólares acima dos 71,12 com que encerrou as transações na sexta-feira.

 

O Brent reagiu em alta ao aumento do risco geopolítico, depois da queda do regime de Bashar al-Assad na Síria, ao fim de cinco décadas e 13 anos de guerra civil, e com a incerteza que se abre no país árabe.

Se bem que a Síria não seja importante no mercado petrolífero, a queda de al-Assad preocupa os inversores dado o risco de agravamento da situação regional, dominada pelos ataques israelitas na Faixa de Gaza e no Líbano.

A cotação também foi influenciada pelo alívio da política monetária e a aposta em medidas orçamentais mais "proativas" anunciadas hoje pela China, para estimular o crescimento económico em 2025.

O arrefecimento da economia chinesa, uma das principais importadoras de petróleo, e a subsequente redução da procura, foi uma das razões que levou ao terceiro adiamento do plano do OPEP+ de aumentar a produção.

O OPEP+ junta os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, com aliados, como a Federação Russa.

Na sua reunião plenária de quinta-feira, o OPEP+ anunciou que iria adiar até 01 de abril a subida gradual da produção e estendeu de 12 para 18 meses - até final de 2026 - o período no qual prevê regressar ao nível de produção antes dos cortes de 2,2 milhões de baris diários, o que se vai traduzir em aumentos mensais inferiores aos 180 mil barris diários planeados.

Leia Também: Cotação do Brent para entrega em fevereiro baixa 1,35% para 71,12 dólares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas