Se é fã da época natalícia e se já está a sonhar com abrir as prendas à volta da árvore, talvez esteja na altura ideal para começar a pensar no que quer oferecer.
O Notícias ao Minuto entrevistou Jana Couto, autora de 'Como Ter Mais Dinheiro', uma obra que tal como o nome indica, fala sobre a gestão de finanças pessoais e investimentos.
Muitas das vezes as prendas de Natal são compradas à última hora, mas isto pode ser uma grande quebra no seu salário.
À semelhança do que acontece quando se planeiam umas férias ou se prepara o regresso às aulas, a chave está na antecipação.
É preciso definir os objetivos - e sim, isto significa que tem de pensar com alguma antecedência que tipo de prenda quer dar - pelo menos, quanto se quer gastar com cada pessoa. "Tenho de saber primeiro quanto é que custa aquilo que eu quero pagar", referiu, explicando que é preciso haver um planeamento para quando chegar dezembro haver dinheiro para a neta - ou seja, as prendas.
E se não chegar?
Jana Couto explica ainda se houver antecipação e, feitas as contas, não for suficiente para a meta, é preciso ir 'mais além'. "Então tenho de pensar o que é que posso fazer para chegar essa altura e poder comprar as prendas: E tenho duas opções: ou reduzo despesas ou posso fazer mais rendimentos", advertiu.
Leia Também: Quer viver sozinho e está disposto a fazer esforço 'extra'? Veja as dicas