Wall Street fecha em alta confortada com aterragem suave da economia
A bolsa nova-iorquina acabou a semana em alta, com os investidores confortados na sua expectativa de uma aterragem suave da economia dos EUA e uma normalização da inflação.
© iStock
Economia Wall Street
Os resultados finais da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,72%, o tecnológico Nasdaq progrediu 0,65% e o alargado S&P500 ganhou 0,54%.
O S&P500 e o Nasdaq acabam de viver cinco sessões consecutivas de ganhos, com o primeiro à beira do seu recorde.
A praça nova-iorquina saudou a baixa dos preços de importação - 0,3% em termos mensais -- em agosto, mais do que os 0,2% previstos, mas também as conclusões de um inquérito mensal da Universidade do Michigan sobre a confiança dos consumidores.
P índice principal deste relatório subiu um setembro, acima do que os economistas anteciparam.
Já as expectativas de inflação dos consumidores estão no nível mais baixo desde dezembro de 2020, sinal de que o grande público acredita em uma acalmia dos preços.
"Chame-se-lhe o que se quiser -- aterragem suave [da economia], cenário ideal -- os investidores acreditam", comentou Steve Sosnick, da Interactive Brokers.
Inquietos, nas últimas semanas, com uma eventual queda brutal da economia dos EUA, os investidores afastaram este risco perante os indicadores mais recentes.
"Para mim", disse Sosnick, "a viragem na semana ocorreu quando [o diretor-geral da Nvidia] Jensen Huang disse, durante uma conferência de imprensa, que a procura pelos semicondutores era forte e que as pessoas estavam a esforçar-se para comprar o que precisavam".
Estas declarações tranquilizaram Wall Street quanto ao apetite pelos semicondutores e a inteligência artificial.
Hoje, a Nvidia fez uma pausa, com uma baixa de 0,03%, depois de em 10 dias ter valorizado 12%, mas os seus concorrentes prosseguiram na senda da valorização, como Broadcom (+1,90%), Qualcomm (+1,67%) e AMD (+1,02%).
Os investidores aguardam agora com tranquilidade a próxima reunião da Reserva Federal (Fed) sobre política monetária, na terça e quarta-feira, apesar de persistir a incerteza quanto ao seu resultado final.
Neste contexto, foi relevante um artigo do jornalista Nick Timiraos, do Wall Street Journal, conhecido por ter anunciado por várias vezes uma decisão de política monetária da Fed antes mesmo do início da reunião.
Agora, como disse, os membros do comité de política monetária da Fed [FOMC, na sigla em Inglês] estão a hesitar entre uma baixa de um quatro de ponto percentual ou uma de meio ponto.
Os operadores bolsistas reposicionaram-se e passaram a atribuir praticamente a mesma probabilidade a qualquer das possibilidades avançadas.
Leia Também: Wall Street fecha em alta graças a indicadores e procura de ações em saldo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com