"O Biovance Capital Partners, o principal investidor na área da saúde em Portugal, anunciou hoje o 'first closing' do seu novo fundo de investimento em biotecnologia, o Biovance Capital Fund I, no valor de 51 milhões de euros", indicou, num comunicado a que a Lusa teve acesso.
Este fundo vai investir em empresas que estejam a desenvolver "medicamentos inovadores" na Europa, com especial enfoque em Portugal e no sul da Europa.
O Biovance Capital vai participar em rondas 'seed' e Série A, com montantes entre 1,5 e seis milhões de euros, apoiando o desenvolvimento de terapias em áreas como oncologia, imunologia ou neurologia.
O FEI, o BPF e a Comissão Europeia, através dos programas Portugal Tech e InvestEU, estão entre os principais investidores.
O grupo de investidores inclui ainda a Caixa Capital, a Ageas Pensões e o Fundo de Pensões da EDP.
A estes somam-se investidores privados dos EUA e da Europa.
O fundo deverá ainda ser expandido, tendo em conta o "crescente interesse demonstrado" por outros investidores.
"Sendo o primeiro fundo dedicado à biotecnologia em Portugal, o Biovance Capital Fund I constitui um marco significativo no nosso ecossistema de bio-empreendedorismo. Estamos entusiasmados por lançar este fundo e apoiar empresas inovadoras de biotecnologia por toda a Europa, estando profundamente gratos aos nossos investidores pela sua confiança e apoio", assinalou, citado na mesma nota, o Managing Partner do Biovance, Ricardo Perdigão Henriques.
Leia Também: FMI aprova desembolso imediato de tranche de 55,5 ME a Moçambique