Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 18º MÁX 38º

Pequim investiga 'antidumping' na importação de carne de porco da UE

O Ministério do Comércio chinês anunciou hoje uma investigação 'antidumping' a certas importações de carne de porco e produtos à base de carne de porco provenientes da União Europeia.

Pequim investiga 'antidumping' na importação de carne de porco da UE
Notícias ao Minuto

09:54 - 17/06/24 por Lusa

Economia China/UE

Trata-se de uma resposta antecipada às tarifas impostas por Bruxelas aos veículos elétricos chineses e que pode afetar em particular a Espanha, o maior exportador do bloco europeu de carne de porco para a República Popular da China.

Alguns analistas consultados pela agência EFE já tinham indicado que Pequim pretendia concentrar a retaliação contra as tarifas nos países que defendem a medida.

De acordo com o portal Comercio, citado pela EFE, a petição para investigar as importações europeias de carne de porco para a República Popular da China foi apresentada a 06 de junho pela China Livestock Association.

O processo vai incidir sobre os produtos importados em 2023 e nos danos que estas compras causaram entre 2020 e 2023.

Da mesma forma, vai analisar produtos como carne de porco bem como gordura e derivados de porco, refere o comunicado da República Popular da China, referindo que a investigação vai começar hoje devendo prolongar-se durante um ano, com opção de prorrogação por mais seis meses "em circunstâncias especiais".

'Dumping' corresponde à prática desleal mais comum nas relações de comércio internacionai, consistindo na exportação para países terceiros de um determinado produto a um preço inferior ao praticado no mercado doméstico e, muitas vezes, inferior ao preço de custo do próprio produto, com o intuito de conquistar quota de mercado no país de destino.

Leia Também: China admite investigar lácteos e carne de porco da Europa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório