Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
28º
MIN 20º MÁX 28º

BCE alerta bancos portugueses para riscos socioambientais dos empréstimos

A presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), Claudia Buch, reuniu-se com responsáveis dos principais bancos, em Lisboa, e pediu mais atenção à avaliação dos riscos socioambientais na concessão de empréstimos.

BCE alerta bancos portugueses para riscos socioambientais dos empréstimos
Notícias ao Minuto

09:54 - 13/06/24 por Lusa

Economia BCE

Segundo disse à Lusa fonte do setor financeiro, a reunião em Lisboa foi muito centrada na obrigação de os bancos avaliarem os riscos climáticos e socioambientais dos projetos a que atribuem crédito (os designados critérios ESG - Environmental, Social and Governance).

Buch avisou os banqueiros, de acordo com a mesma fonte, que o BCE está muito atento a este tema e que se os bancos não ponderarem estes riscos devidamente podem ficar sujeitos a sanções.

Questionado pela Lusa, o Banco de Portugal confirmou que Buch esteve na quarta-feira e quinta-feira, em Lisboa, "no âmbito do seu programa de visitas anuais às autoridades nacionais de supervisão" dos países que fazem parte do Mecanismo Único de Supervisão (MUS).

O supervisor e regulador bancário explicou que, nesta visita, Claudia Buch reuniu-se "com as equipas do Banco de Portugal que fazem parte do MUS e com responsáveis das instituições supervisionadas", tendo sido os principais temas abordados "o balanço da primeira década do Mecanismo Único de Supervisão e os desafios futuros da supervisão comum europeia".

A economista alemã Claudia Buch é desde janeiro a nova presidente do Conselho de Supervisão do BCE. Desde que tomou posse, tem viajado pelos vários países da zona euro reunindo-se com as autoridades de supervisão e com os bancos supervisionados.

Na semana passada, num discurso público citado pela agência Bloomberg, Claudia Buch disse que os bancos têm feito progressos, mas precisam de reforçar a gestão dos riscos climáticos e ambientais, levando-os em consideração quando aprovam empréstimos, e avisou que se não o fizerem o BCE pode tomar medidas, caso da subida dos níveis de capital.

Leia Também: BCE admite "períodos" de taxas inalteradas após corte em 25 pontos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório