Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 27º

Governo aprova 7,4 milhões para novas linhas do Metro do Porto

Financiamento do Fundo Ambiental destina-se o às linhas de Gondomar, de São Mamede, da Maia II e Trofa.

Governo aprova 7,4 milhões para novas linhas do Metro do Porto
Notícias ao Minuto

12:16 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

Economia Governo

O Governo anunciou, esta quarta-feira, um apoio financeiro de quase 7,4 milhões de euros à empresa Metro do Porto, para o desenvolvimento de estudos dos projetos das novas linhas em Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa.

Num comunicado conjunto, o Ministério do Ambiente e Energia  e o Ministério das Infraestruturas e Habitação, refere quem que o estudo e planeamento dos quatro traçados em causa "irão contar com um financiamento de 2,56 milhões de euros, ainda este ano, e de 4,8 milhões de euros, em 2025, provenientes do Fundo Ambiental".

As novas linhas, que irão acrescentar 38 estações ao Metro do Porto e que correspondem a mais de 37 quilómetros, segundo Executivo, estarão prontas até 2030. São elas:

  •  A Linha da Trofa — Uma linha de Metro entre o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e o Muro, com cerca de 3,2 quilómetros e duas estações, e uma linha de BRT (Bus Rapid Transit/Metrobus) entre o Muro e a Paradela, com cerca de 7,3 quilómetros e cinco estações/paragens, (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela);
  • A Linha da Maia II — Uma linha de BRT ou Metro, entre Roberto Frias e o Aeroporto, com cerca de 14,3 quilómetros e 18 paragens, se for em BRT, ou 13,3 quilómetros e 16 estações, se for Metro (Os Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninho, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, HSJ II e Roberto Frias);
  • A Linha de Gondomar — Uma linha de Metro entre o Estádio do Dragão e Souto, com cerca de 6,9 quilómetros e oito estações (São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto);
  • A Linha de São Mamede — Uma linha de Metro entre o IPO e o Estádio do Mar, com cerca de 6,6 quilómetros e oito estações (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II).

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sublinha que "fomentar o transporte público de qualidade é um elemento essencial dos esforços de descarbonização da nossa economia, uma vez que o setor dos transportes é, precisamente, um daqueles cujos indicadores nacionais no contexto europeu exigem um empenho permanente". "É preciso proporcionar aos cidadãos verdadeiras alternativas ao uso do automóvel, as quais, atualmente, continuam a ser manifestamente insuficientes", defende a governante, citada na mesma nota.

Com esta verba de 7,36 milhões de euros serão financiados, segundo o Governo, os estudos prévios, de incidência e de impacte ambiental, mas também os levantamentos topográficos, patrimoniais e diversas sondagens.

Leia Também: Metro de Lisboa prolonga serviço nas linhas Azul e Verde no Santo António

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório