Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

FMI aumenta financiamento ao Quénia para mais de 3,3 mil milhões de euros

O conselho de administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) deverá aprovar brevemente a atualização da quota do Quénia, permitindo que o envelope financeiro dos programas de assistência aumente para 3,6 mil milhões de dólares.

FMI aumenta financiamento ao Quénia para mais de 3,3 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

15:21 - 11/06/24 por Lusa

Economia Quénia

"No seguimento da finalização da sétima revisão do programa económico do Quénia ao abrigo dos acordos do Mecanismo de Financiamento Ampliado [EFF, na sigla em inglês] e do Programa de Financiamento Ampliado [ECF, na sigla em inglês], o acesso a financiamento será ajustado para 135,55% da quota, o que inclui uma recalibragem da quota de acesso aos recursos concessionais", lê-se num comunicado de imprensa divulgado hoje em Washington.

"Isto vai fazer com que o envolvimento financeiro do FMI durante os programas aumente para 3,6 mil milhões de dólares", o equivalente a mais de 3,3 mil milhões de euros, acrescenta a instituição no comunicado.

O FMI dá também conta de que a aprovação da segunda revisão do programa ao abrigo do Mecanismo de Resiliência e Sustentabilidade (RSF) vai permitir desbloquear 120 milhões de dólares, cerca de 111 milhões de euros.

As autoridades do Quénia e os técnicos do Fundo aprovaram um "abrangente pacote de políticas necessário para completar a sétima revisão do programa económico ao abrigo dos acordos EFF e ECF e a segunda revisão do acordo ao abrigo do RSF".

O objetivo destas políticas é "preservar a sustentabilidade da dívida e a estabilidade dos preços, gerir os riscos orçamentais, lidar com as vulnerabilidades do setor financeiro e continuar a implementação de reformas estruturais que apoiem um crescimento inclusivo e resiliente".

A economia do Quénia cresceu 5,6% em 2023 e, de acordo com as mais recentes previsões, deverá manter um crescimento sólido, à volta dos 5%, apesar das dificuldades causadas pelas recentes inundações no país.

Leia Também: Quénia recuperou 1.400 quilómetros da estrada transcontinental africana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório