Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 30º

Mogadouro quer transformar 11 antigas escolas em alojamentos turísticos

O município de Mogadouro vai dar novo uso a 11 antigas escolas primárias do concelho e transformá-las em alojamentos turísticos, sendo que as primeiras quatro já têm financiamento de 800 mil euros, disse hoje o presidente da câmara.

Mogadouro quer transformar 11 antigas escolas em alojamentos turísticos
Notícias ao Minuto

11:24 - 28/05/24 por Lusa

Economia Alojamento Local

"O nosso objetivo passa por recuperar todos os edifícios das antigas escolas primárias do concelho que estão desativadas e transformá-las em alojamentos turísticos do tipo T2. O concurso para a recuperação das primeiras quatro já foi lançado e tem uma dotação de 800 mil euros, estando o projeto em fase avançada de adjudicação", avançou à Lusa António Pimentel.

De acordo com o autarca social-democrata do distrito de Bragança, o financiamento para esta primeira fase de recuperação de 11 das cerca de 50 escolas é proveniente do programa Portugal 2030, destinado à recuperação de edifícios.

"À medida que houver financiamentos disponíveis ou dinheiro próprio avançaremos ainda nesta para fase para a conclusão das restantes oitos escolas, já que os projetos estão concluídos", vincou.

Segundo António Pimentel, a ideia passa por recuperar os cerca de 50 edifícios das antigas escolas, construídas durante o Estado Novo, e dar-lhes dignidade e uma nova utilidade às que estão abandonadas ou entregues a coletividades em várias aldeias do concelho.

O autarca acrescentou que cada escola comporta alojamentos de tipologia T2, o que vem trazer ao concelho um maior número de quartos para fins turísticos.

"Traduzindo: se forem recuperadas agora 11 escolas, o concelho fica com 22 apartamentos T2, com mais de 40 quartos disponíveis", contabilizou.

Depois de concluída esta fase de intervenção, o município de Mogadouro pretende entregar à iniciativa privada a gestão destes novos equipamentos turísticos.

O concelho de Mogadouro dispõe de três antigas escolas já transformadas em alojamentos turísticos em Peredo de Bemposta, Urrós e Valverde.

Leia Também: Revogações e alargamento de apoios. As alterações do Governo na Habitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório