Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Ifo. Confiança empresarial na Alemanha inalterada de abril para maio

A confiança empresarial na Alemanha permaneceu inalterada em maio em relação ao mês anterior, após três aumentos consecutivos, depois de as empresas se mostrarem menos satisfeitas com a sua situação atual, embora as expectativas tenham melhorado.

Ifo. Confiança empresarial na Alemanha inalterada de abril para maio
Notícias ao Minuto

11:26 - 27/05/24 por Lusa

Economia Alemanha

Segundo o Instituto de Investigação Económica (Ifo), o índice de confiança empresarial na Alemanha situou-se em 89,3 pontos em maio, pelo segundo mês consecutivo.

A avaliação da situação atual caiu seis décimas em relação a abril, para 88,3 pontos, enquanto as expectativas subiram de 89,7 para 90,4 pontos, num contexto em que a economia alemã está a sair da crise "passo a passo".

Por setor, a confiança dos empresários da indústria transformadora aumentou pela terceira vez consecutiva, uma vez que as empresas se mostraram consideravelmente mais satisfeitas com a sua atividade atual e as perspetivas eram menos pessimistas do que no mês passado, apesar de as carteiras de encomendas continuarem a diminuir.

No outro extremo do espetro, o índice do setor dos serviços diminuiu devido a uma avaliação um pouco pior da situação atual, embora as expectativas tenham melhorado um pouco e as empresas tenham comunicado um aumento das encomendas.

No comércio, o índice "deu um importante passo em frente", uma vez que as expectativas das empresas melhoraram consideravelmente, embora ainda marcadas pelo ceticismo, e a situação atual.

Por último, a confiança dos empresários voltou a melhorar no setor da construção, uma vez que as empresas estão mais satisfeitas com a situação atual e as suas expectativas são menos pessimistas, embora a falta de encomendas continue a ser um problema fundamental, segundo o Ifo.

Leia Também: Líder alemão diz que Europa "já não é lugar pacífico" e deve defender-se

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório