Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

BCP diz que tem condições de ter mais capital disperso por investidores

O presidente do BCP afirma que o banco tem hoje condições de ter mais capital disperso, e menos nas mãos de grandes investidores, quando há notícias de que a chinesa Fosun pondera vender a restante participação de 20% no banco.

BCP diz que tem condições de ter mais capital disperso por investidores
Notícias ao Minuto

19:05 - 15/05/24 por Irina Melo

Economia BCP

Hoje na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do primeiro trimestre (lucros de 234,3 milhões de euros), Miguel Maya voltou a dizer que o BCP tem a intenção de pagar 50% dos lucros em dividendos após o ano de transição que foi 2023, em que o BCP vai pagar 30% dos lucros em dividendos, e considerou que pagar dividendos adequados é essencial para o banco atrair investidores.

"Um banco precisa de investidores, isso é muito claro. Os investidores para investirem num banco têm de ter remuneração", afirmou em resposta aos jornalistas.

O gestor afirmou que houve um período que para o banco foi mais difícil, com rácios de capital mais curtos e em que precisou mesmo de reforçar capital, no qual foi muito importante ter "investidores de maior dimensão", como Fosun e Sonangol.

Agora, disse, a "situação do banco não tem nada que ver com esses tempos" e o BCP tem "todas as condições de ter maior 'free float' [capital disperso] como tem a maioria dos bancos europeus".

O BCP tem 60% do capital disperso, disse, e há grandes bancos europeus que têm 90%, considerando que vir a ter mais capital disperso "é a normalidade, é um caminho natural do banco, que tem solidez".

A Fosun vendeu no início de janeiro 5,6% do capital do BCP, reduzindo a sua posição, e há notícias de que tanto a Fosun como a Sonangol querem sair da estrutura de capital.

Segundo a última informação pública, o grupo Fosun tem 20,03% do capital, a petrolífera angolana Sonangol 19,49% e o Grupo EDP 2,06%.

Leia Também: Transitários disponíveis para apoiar na conceção de 'hub' de carga

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório