Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 14º MÁX 28º

Transitários disponíveis para apoiar na conceção de 'hub' de carga

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) mostrou-se hoje disponível para apoiar na conceção de um novo 'hub' de carga aérea e na envolvente logística que vai surgir em torno do novo aeroporto de Lisboa.

Transitários disponíveis para apoiar na conceção de 'hub' de carga
Notícias ao Minuto

19:04 - 15/05/24 por Lusa

Economia Aeroporto

Em comunicado, a APAT congratula-se com a decisão do Governo sobre a "construção e localização" do novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete, bem como sobre as novas infraestruturas que, refere, "potenciarão maior intermodalidade na circulação de bens e mercadorias".

Neste contexto, salienta que o 'hub' de passageiros "deverá ser acompanhado pela construção de um verdadeiro 'hub' de carga aérea" que permita que as empresas que exportam e importam "o façam de forma mais ágil e mais competitiva".

Acreditando que a nova "cidade logística" que vai surgir junto ao novo aeroporto vai fazer com que Portugal se "torne também um parceiro fundamental nos fluxos de carga aérea na Europa e no mundo", a associação manifesta-se disponível para apoiar na conceção deste 'hub' e também da "envolvente logística" em redor do aeroporto.

Neste contexto afirma que estará "atenta" e "disponível para colaborar na conceção" de uma infraestrutura "adequada aos novos tempos e que auxilie na resolução dos problemas que o país atualmente enfrenta referentes ao trânsito e transporte de mercadorias por via aérea".

O Governo aprovou na terça-feira a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

"O Governo decidiu aprovar o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado no Campo de Tiro de Alcochete e atribuir-lhe a denominação de Aeroporto Luís de Camões", anunciou Luís Montenegro, numa declaração ao país, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

A CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete, a mais vantajosa, ou Vendas Novas.

Leia Também: PAN considera solução do novo aeroporto "ambientalmente desastrosa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório