Acionistas da Novabase votam aumento de capital dependendo dos dividendos
Os acionistas da Novabase irão deliberar em assembleia-geral no dia 22 de maio sobre a aplicação de resultados, que poderá incluir um aumento de capital, bem como sobre a eleição dos órgãos sociais, anunciou hoje a empresa.
© Wikimedia Commons
Economia Novabase
Na convocatória e propostas para reunião magna, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa deu conta de que os acionistas irão deliberar "sobre a proposta de aplicação dos resultados do exercício de 2023 e de distribuição de lucros e reservas livres em dinheiro, com opção por parte dos acionistas, de atribuição, em alternativa, de ações da mesma categoria a emitir pela sociedade para o efeito, subordinada à aprovação" de um aumento do capital social.
Esta operação, que será colocada aos acionistas caso o ponto anterior seja aprovado, poderá passar pela "realização de um aumento do capital social" do "atual montante de 795.829,11 euros para o montante de até 1.142.186,67 euros, mediante a emissão de até 11.545.252 novas ações ordinárias tituladas, a subscrever e realizar pelos acionistas que, nos termos da proposta relativa ao ponto três da ordem de trabalhos, optem por receber novas ações, através de entradas em dinheiro correspondentes à aplicação da totalidade ou parte do respetivo dividendo em dinheiro".
No âmbito desta operação, haverá ainda outro ponto a votar em assembleia-geral, que passa pela "supressão do direito (legal) de preferência dos acionistas na subscrição do aumento do capital".
A assembleia-geral irá ainda eleger os órgãos sociais, para o mandato 2024-2026, estando a votos o Conselho de Administração liderado por Luís Salvado. Os vogais a votos são Álvaro Ferreira, Francisco Antunes, Maria del Cármen Marín, José Sousa, Pedro Miguel Carvalho, Benito Blanco, Madalena Perestrelo de Oliveira e Rita Rosado.
Serão ainda eleitos a comissão de vencimentos, o revisor oficial de contas e a mesa da assembleia-geral.
Os acionistas da Novabase irão ainda deliberar sobre os documentos de prestação de contas de 2023, proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade, deliberar sobre aquisição e alienação de ações próprias e sobre a remuneração da comissão de vencimentos.
Leia Também: BCP distribui ações representativas de 0,02% a dirigentes e colaboradores
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com