Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Ryanair cancela 300 voos devido a greve dos controladores franceses

A companhia aérea 'low cost' Ryanair cancelou 300 voos devido à greve dos controladores aéreos franceses, sendo que a decisão deverá afetar ligações a Portugal, indicou, num comunicado hoje divulgado.

Ryanair cancela 300 voos devido a greve dos controladores franceses
Notícias ao Minuto

19:21 - 24/04/24 por Lusa

Economia Ryanair

Assim, o grupo "anunciou o cancelamento de mais de 300 voos, devido à greve dos controladores aéreos franceses" que tem lugar esta quinta-feira.

"Esta situação deve-se ao facto de a França não ter protegido" os voos que passam pelo seu espaço aéreo "durante as suas greves aéreas nacionais", referiu.

Segundo a Ryanair, apesar de a greve ser dos controladores aéreos franceses, "a maioria dos passageiros afetados não voa de/para França, mas sobrevoa espaço aéreo francês a caminho do seu destino (por exemplo, Reino Unido, Grécia, Espanha, Itália)", assegurando que a "legislação francesa protege injustamente os voos domésticos".

"A Ryanair apela novamente à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para que tome medidas urgentes para proteger" estes voos, "o que não tem feito nos últimos cinco anos".

Citado na mesma nota, o presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, disse que "os controladores aéreos franceses são livres de fazer greve, é um direito que lhes assiste, mas deviam ser cancelados os voos franceses e não os voos que saem da Irlanda e vão para Itália, ou os voos da Alemanha para Espanha ou da Escandinávia para Portugal".

"A Comissão Europeia, sob a direção de Ursula von der Leyen, não tomou, durante cinco anos, qualquer medida para proteger os sobrevoos e o mercado único do transporte aéreo", criticou, pedindo medidas para resolver a questão, "o que eliminará mais de 90% dos destes cancelamentos de voos".

A companhia pede proteção dos voos que passam no espaço aéreo francês durante as greves e que controladores aéreos de outros países europeus possam gerir estas ligações. Pede ainda arbitragem obrigatória antes das greves em França. 

Leia Também: A precisar de viajar? Ryanair lança promoção e preços começam nos 12,99€

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório