Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Investimento das famílias em Certificados de Aforro volta a cair

Dados foram atualizados pelo Banco de Portugal.

Investimento das famílias em Certificados de Aforro volta a cair
Notícias ao Minuto

11:05 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia Certificados de Aforro

O investimento das famílias em Certificados de Aforro voltou a cair em março para 33.995 milhões de euros, de acordo com os dados atualizados, esta segunda-feira, pelo Banco de Portugal (BdP).

Em fevereiro, recorde-se, o investimento neste produto financeiro estava nos 34.016 milhões de euros, segundo o supervisor da banca.  

Recorde-se que a taxa de juro base da 'série F' de certificados de aforro é de 2,5%, enquanto a série anterior (que já não pode ser subscrita) tem uma taxa de juro que pode ir até 3,5% - patamar onde se encontra atualmente por oscilar em função da evolução da Euribor.

O BdP divulgou ainda que, nos primeiros dois meses de 2024, o financiamento das administrações públicas foi de 1,4 mil milhões de euros, valor que compara com -4,1 mil milhões de euros registados em igual período de 2023.

"O financiamento concedido às administrações públicas pelo exterior foi de 6,4 mil milhões de euros, maioritariamente através da aquisição de títulos de dívida. Em contrapartida, as administrações públicas financiaram os bancos em 4,9 mil milhões de euros, através da redução de títulos de dívida pública e do aumento de depósitos junto do Banco Central", pode ainda ler-se. 

"Uma análise por instrumento mostra que o financiamento através de emissões líquidas de títulos correspondeu a 3,6 mil milhões de euros. Por outro lado, o financiamento das administrações públicas por intermédio de empréstimos deduzidos de depósitos foi negativo em 2,1 mil milhões de euros", é ainda referido.

[Notícia atualizada às 11h11]

Leia Também: Certificados de Aforro? CTT abrem "cerca de 2.500 novas contas por mês"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório