As contas-ordenado são contas à ordem que incluem um conjunto de vantagens específicas para quem pode receber o seu rendimento através das mesmas, de acordo com a DECO PROteste. Se está à procura da melhor solução para si, chegou ao artigo certo.
"A oferta de contas-ordenado é bastante variada e as condições dependem de cada instituição. Estas contas têm vindo a ser substituídas por contas pacote, com um conjunto de produtos e serviços associados, mas com um custo fixo mensal. Antes de aderir, verifique se os benefícios incluídos vão ao encontro do seu perfil de utilização. Por exemplo, vale a pena pagar uma mensalidade para ter transferências bancárias gratuitas, se poucas ou nenhumas fizer por mês?", questiona a DECO PROteste, num comunicado publicado no seu site.
De acordo com a organização de defesa do consumidor, para contratar o produto mais adequado às suas necessidades deve pedir informações em diferentes bancos e comparar as condições das diversas contas.
Estes são cinco fatores que deve ter em consideração:
- taxa de juro por utilização do descoberto autorizado (quanto menor, melhor, sendo que há um limite máximo que os bancos podem praticar e que é fixado e publicado trimestralmente pelo Banco de Portugal – 19% no segundo trimestre de 2024);
- isenção de custos de manutenção;
- taxa de juro da remuneração do saldo da conta;
- vantagens na subscrição de outros produtos;
- possibilidade de limitar o descoberto autorizado.
Leia Também: Banca cobrou milhões em comissões e juros indevidos. O que está em causa?