Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 25º

ERSE anunciou revisão de tarifas. Que impacto vai ter na fatura da luz?

Para os consumidores que ainda permanecem no mercado regulado (cerca de 908 mil em fevereiro) haverá um decréscimo de 0,1% nos preços finais a partir de 1 de junho - e para os restantes?

ERSE anunciou revisão de tarifas. Que impacto vai ter na fatura da luz?
Notícias ao Minuto

07:54 - 19/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia Fatura da luz

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs uma descida dos preços de eletricidade de 0,1% a partir de junho, face a maio, no mercado regulado. Afinal, que impacto vai ter esta revisão das tarifas na fatura dos consumidores? 

"Para os consumidores que ainda permanecem no mercado regulado (cerca de 908 mil em fevereiro) haverá um decréscimo de 0,1% nos preços finais a partir de 1 de junho (a descida da componente de energia compensa a subida das tarifas de acesso)", explica a ERSE num documento informativo sobre o tema. 

Ora, no "caso dos consumidores em mercado livre (cerca de 5,6 milhões em fevereiro), dependerá da política comercial de cada comercializador". 

"Refira-se, no entanto, que os preços no mercado grossista de eletricidade têm vindo a descer, pelo que os comercializadores em mercado livre poderão ajustar as suas ofertas no mesmo sentido", explica a ERSE. 

E acrescenta: "Essas eventuais descidas na componente de energia pelos comercializadores poderão compensar, parcial ou totalmente, o aumento das tarifas de acesso às redes".

No mercado livre, o que se sabe é que a fatura da eletricidade e do gás vai aliviar para algumas famílias este ano, já que, até ao momento, duas empresas anunciaram uma redução de preços: a Galp e a EDP Comercial

ERSE deixa conselho...

A ERSE diz ainda que é "aconselhável que os consumidores estejam atentos às diversas ofertas disponíveis no mercado e procurem usar o simulador da ERSE".

"Se encontrarem uma melhor oferta de mercado devem mudar de comercializador. O processo de mudança de comercializador de eletricidade é simples e gratuito, não havendo qualquer número máximo de mudanças estabelecido", pode ler-se no mesmo documento. 

Fatura da luz e gás vai mesmo ficar mais barata este ano? O que se sabe

Fatura da luz e gás vai mesmo ficar mais barata este ano? O que se sabe

Galp e EDP anunciaram uma redução de preços. Afinal, o que vem aí?

Notícias ao Minuto com Lusa | 07:24 - 09/04/2024

Leia Também: Produção de energias renováveis da EDP aumentou 10% no 1.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório