Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

BPF aprova investimento de 7,4 milhões na Mota-Engil Renewing

O Banco Português de Fomento (BPF) anunciou hoje a aprovação de um investimento de 7,4 milhões de euros na Mota-Engil Renewing, sendo o primeiro "totalmente alinhado com os princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança)".

BPF aprova investimento de 7,4 milhões na Mota-Engil Renewing
Notícias ao Minuto

16:55 - 16/04/24 por Lusa

Economia PRR

"O montante de investimento total aprovado é de 7,4 milhões de euros, com 2,4 milhões a serem aportados diretamente pelo Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal e 5 milhões de euros através de um Fundo de Capital de Risco sob gestão da Oxy Capital", refere o BPF em comunicado hoje divulgado.

A operação insere-se no Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), um instrumento que assume forma de investimento direto em empresas, sempre em coinvestimento com investidores privados.

Segundo o BPF, esta operação, ao cumprir a 100% os princípios ESG, permite à Mota-Engil Renewing "implementar uma estratégia para a transição energética" de modo a alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

O Banco Português de Fomento sublinha que a operação recebeu parecer favorável da Comissão Técnica de Investimento do FdCR após consulta prévia e a formalização do contrato deve ocorrer "muito em breve".

Este investimento do BPF prevê a subscrição de obrigações convertíveis em ações preferenciais com direito de voto com uma maturidade de sete anos.

O Deal-by-Deal conta com uma dotação de 200 milhões de euros para promover o investimento direto em empresas, em coinvestimento com investidores privados, tendo já recebido 33 candidaturas.

O programa tem 17 candidaturas consideradas elegíveis, mas "ainda em fase de amadurecimento por parte dos candidatos", podendo representar um potencial de investimento de cerca de 51,2 milhões de euros.

Leia Também: Açores executaram 28,72% do PRR na área da habitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório