Lobo Xavier eleito presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP

Os acionistas da EDP elegeram o Conselho Geral e de Supervisão e o Conselho de Administração Executivo até 2026, liderados por António Lobo Xavier e Miguel Stilwell de Andrade, respetivamente, e um dividendo de 0,195 euros por ação.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
11/04/2024 10:56 ‧ 11/04/2024 por Lusa

Economia

EDP

Em comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na quarta-feira à noite, a EDP refere que o dividendo bruto de 0,195 euros por ação aprovado Assembleia Geral (AG) Anual estará a pagamento a partir de 08 de maio.

Num outro comunicado, a elétrica dá conta da aprovação dos restantes pontos colocados a deliberação dos acionistas, nomeadamente a eleição dos membros do Conselho Geral e de Supervisão da EDP para o mandato 2024-2026, com António Lobo Xavier como presidente.

Ainda eleitos para integraram este órgão foram os representantes da China Three Gorges Corporation; da China Three Gorges International Limited; da China Three Gorges (Europe), S.A.; da China Three Gorges Brasil Energia, S.A.; da China Three Gorges (Portugal), da Sociedade Unipessoal, Lda.; da Draursa, S.A.; Fernando María Masaveu Herrero; Helena Sofia Silva Borges Salgado Fonseca Cerveira Pinto; Zili Stephen Shao; Alicia Reyes Revuelta; Gonçalo Moura Martins; María José García Beato; Sandra Maria Santos; Stephen Vaughan; Lisa Frantzis.

A AG votou também a eleição do Conselho de Administração Executivo da EDP, liderado por Miguel Stilwell de Andrade, e que integra Rui Teixeira, Vera Pinto Pereira, Ana Paula Garrido de Pina Marques e Pedro Collares Pereira de Vasconcelos.

Na reunião magna, os acionistas aprovaram ainda a prestação de contas de 2023 e todos os documentos associados, assim como um "voto de confiança e louvor" à administração e fiscalização da EDP.

O Conselho de Administração Executivo foi autorizado a adquirir e alienar ações e obrigações próprias, foi aprovada a alteração integral dos estatutos da empresa e foi votada favoravelmente a proposta de política de remuneração dos membros do Conselho de Administração Executivo apresentada pela Comissão de Vencimentos do Conselho Geral e de Supervisão.

Ainda aprovada foi a proposta de política de remuneração dos membros dos demais órgãos sociais apresentada pela Comissão de Vencimentos eleita pela Assembleia Geral.

Num outro comunicado enviado na quarta-feira à noite ao mercado, a EDP dá ainda conta de uma transação de dirigente realizada na terça-feira por parte do então 'chairman' e presidente do Conselho Geral e de Supervisão da empresa, João Talone, entretanto substituído por Lobo Xavier, relativa à aquisição, por 202.627,82 euros, de 57.000 ações da elétrica para a carteira de seguro de capitalização por si detida junto da companhia de seguros Baloise Vie Luxembourg.

A EDP fechou 2023 com resultados líquidos de 952 milhões de euros, um crescimento homólogo de 40%, contando, entre outras coisas, com "a recuperação da produção hídrica em Portugal", anunciou a elétrica em comunicado ao mercado, em 29 de fevereiro.

Leia Também: Trabalhadores da EDP marcharam em protesto por melhores salários

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas