Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Trabalhadores da EDP marcharam em protesto por melhores salários

 Cerca de 500 trabalhadores da EDP marcharam hoje da Praça do Comércio, em Lisboa, até à sede da empresa, numa manifestação ruidosa pela valorização salarial face aos milhões de lucros da energética.

Trabalhadores da EDP marcharam em protesto por melhores salários
Notícias ao Minuto

14:07 - 10/04/24 por Lusa

Economia EDP

Numa manifestação ruidosa, com tambores e 'vuvuzelas', cerca de 500 trabalhadores da EDP juntaram-se na Praça do Comércio e caminharam até à sede desta empresa do setor energético, na Avenida 24 de Julho, onde hoje decorre uma assembleia geral de acionistas.

À frente, a guiar a marcha, um caixão feito de cartão e cartazes onde se lia "Aumentos de 15% para a administração e para os trabalhadores 3% e sem direito a negociar".

Em declarações aos jornalistas, o coordenador da federação intersindical Fiequimetal, Rogério Silva, afirmou que "a administração organizou um banquete na sede para brindar os seus acionistas em 815 milhões de euros".

"A EDP é uma empresa que acumula lucros recorde, teve este ano 1.300 milhões em lucros. E o que está a fazer é a teimar em não querer valorizar os seus trabalhadores em particular os mais jovens", criticou.

Rogério Silva adiantou que atualmente um jovem na empresa energética ganha cerca de mil euros e que a reivindicação dos sindicatos é um aumento de 170 euros mensais, o que representaria um encargo de cerca de 15 milhões para a EDP.

"A EDP é uma empresa essencial ao funcionamento da economia. A EDP devia ter contratação coletiva que desse o exemplo a todas as outras. Não, a EDP está a tentar nivelar por baixo relações de trabalho, salários, condições sociais. (...) Os salários da EDP têm que estar em consonância com os lucros de milhões e milhões de lucros", defendeu.

Os trabalhadores da EDP estão em greve ao trabalho extraordinário desde 01 de dezembro.

A EDP fechou 2023 com resultados líquidos de 952 milhões de euros, um crescimento homólogo de 40%, contando, entre outras coisas, com "a recuperação da produção hídrica em Portugal", anunciou a elétrica em comunicado ao mercado, em 29 de fevereiro.

Leia Também: Portugal só deve ter de enviar a Bruxelas versão simplificada do PE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório