Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Acionistas da EDP votam hoje novo Conselho Geral e de Supervisão

Os acionistas da EDP deliberam hoje sobre o novo Conselho Geral e de Supervisão, liderado por António Lobo Xavier, e a eleição do Conselho de Administração Executivo, para o mandato entre 2024 e 2026.

Acionistas da EDP votam hoje novo Conselho Geral e de Supervisão
Notícias ao Minuto

06:37 - 10/04/24 por Lusa

Economia EDP

Em vários comunicados publicados na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP deu conta da convocatória para a assembleia geral (AG) de hoje e dos pontos que serão colocados a deliberação.

Entre as propostas conta-se a eleição dos membros do Conselho Geral e de Supervisão da EDP para o mandato 2024-2026, com António Lobo Xavier como presidente.

Os restantes membros colocados à deliberação dos acionistas são: representante da China Three Gorges Corporation; da China Three Gorges International Limited; da China Three Gorges (Europe), S.A.; da China Three Gorges Brasil Energia, S.A.; da China Three Gorges (Portugal), da Sociedade Unipessoal, Lda.; da Draursa, S.A.; Fernando María Masaveu Herrero; Helena Sofia Silva Borges Salgado Fonseca Cerveira Pinto; Zili Stephen Shao; Alicia Reyes Revuelta; Gonçalo Moura Martins; María José García Beato; Sandra Maria Santos; Stephen Vaughan; Lisa Frantzis.

A AG irá ainda votar a eleição do Conselho de Administração Executivo da EDP, liderado por Miguel Stilwell de Andrade, e que integrará Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira, Vera de Morais Pinto Pereira Carneiro, Ana Paula Garrido de Pina Marques e Pedro Collares Pereira de Vasconcelos.

Na convocatória lê-se ainda que os acionistas irão deliberar sobre a prestação de contas de 2023 e todos os documentos associados, bem como sobre a afetação de resultados, incluindo um dividendo de 0,195 euros por ação.

Os detentores de títulos da EDP têm ainda na ordem de trabalhos proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da EDP, conferir autorização ao Conselho de Administração Executivo para a aquisição e alienação de ações e obrigações próprias e deliberar sobre a alteração integral dos estatutos da empresa e sobre a proposta de política de remuneração dos membros do Conselho de Administração Executivo apresentada pela Comissão de Vencimentos do Conselho Geral e de Supervisão.

Irão ainda "deliberar sobre a proposta de política de remuneração dos membros dos demais órgãos sociais apresentada pela Comissão de Vencimentos eleita pela Assembleia Geral".

A EDP fechou 2023 com resultados líquidos de 952 milhões de euros, um crescimento homólogo de 40%, contando, entre outras coisas, com "a recuperação da produção hídrica em Portugal", anunciou a elétrica em comunicado ao mercado, em 29 de fevereiro.

Leia Também: Trabalhadores em vigília acusam EDP de não querer negociar aumentos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório