Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Aguarda o reembolso do IRS? Veja aqui como consultar o estado

Através do Portal das Finanças, pode saber se o seu reembolso já foi emitido e perceber se o dinheiro está (ou não) quase a chegar. Veja o passo a passo.

Aguarda o reembolso do IRS? Veja aqui como consultar o estado
Notícias ao Minuto

10:08 - 09/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Nos próximos dias deverão começar a cair na conta dos contribuintes os primeiros reembolsos do IRS, cuja campanha de entrega da declaração arrancou a 1 de abril. Através do Portal das Finanças pode saber se o seu reembolso já foi emitido e perceber se o dinheiro está (ou não) quase a chegar

O prazo para o reembolso, recorde-se, termina só no final de agosto, mas o Governo costuma acelerar este processo e devolver o dinheiro aos contribuintes mais cedo.

Como consultar o estado do reembolso?

Em poucos passos pode ficar a saber qual é o estado atual do seu reembolso - isto é, caso o mesmo já tenha sido emitido, porque no caso contrário é normal que o 'valor emitido' esteja a zeros.

A primeira coisa a fazer é abrir o Portal das Finanças. Logo no menu inicial deve selecionar a opção 'finanças' (canto inferior esquerdo) e depois na coluna esquerda 'serviços'. De seguida deve procurar o campo 'movimentos financeiros', na lista que lhe será apresentada por ordem alfabética, e 'informação financeira'.

Depois, terá de iniciar sessão no Portal das Finanças - caso não o tenha feito anteriormente - e selecionar o tipo de imposto, no caso, o IRS, bem como o ano fiscal correspondente. Uma vez que este IRS diz respeito aos rendimentos de 2023, esse é o ano que deve selecionar. 

Caso o reembolso já tenha sido emitido - e não esteja a zeros - pode selecionar a opção 'ver detalhe' para obter informação adicional sobre o estado em que se encontra o reembolso. 

Leia Também: Contribuintes já entregaram 1,2 milhões de declarações do IRS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório