Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 18º

EDPR aprova remuneração flexível e reeleição de órgãos sociais

Os acionistas da EDP Renováveis (EDPR) aprovaram na quinta-feira um novo programa de remuneração flexível para este ano, os resultados de 2023 e a reeleição dos órgãos sociais para os próximos três anos.

EDPR aprova remuneração flexível e reeleição de órgãos sociais
Notícias ao Minuto

10:48 - 05/04/24 por Lusa

Economia EDPR

Segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) com as deliberações da assembleia geral (AG) de quinta-feira, que decorreu em Madrid, foi aprovada a reedição este ano, à semelhança do anterior, de um "mecanismo de remuneração dos acionistas através de um 'scrip dividend' a executar através de um aumento de capital social por incorporação de reservas, num montante determinável".

O aumento de capital será feito "através da emissão de novas ações ordinárias com valor nominal de cinco euros, sem prémio de ação, da mesma classe e série que as atualmente emitidas, incluindo uma disposição para a aceitação incompleta das ações a emitir no aumento do capital social".

Na sequência da renúncia de três administradores (Vera de Morais Pinto Pereira Carneiro, Ana Paula Garrido de Pina Marques e Acácio Liberado Mota Piloto), foi ainda deliberada a redução para nove do número de membros do Conselho de Administração (CA), assim como a reeleição e nomeação de administradores para o período estatutário de três anos.

Foram reeleitos Miguel Stilwell de Andrade e Manuel Rodrigues Lopes Teixeira como administradores executivos, Manuel Menéndez Menéndez como diretor externo, António Sarmento Gomes Mota e Cynthia Kay McCall como diretores independentes e Rosa María García García, José Manuel Félix Morgado e Allan J. Katz como administradores independentes.

A estes administradores independentes passa ainda a juntar-se Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra, que foi nomeada.

Na reunião magna da EDPR foram também aprovadas as contas anuais relativas a 2023 e outros documentos de gestão, a proposta de aplicação de resultados e a atuação do Conselho de Administração.

Em 2023, a EDPR registou resultados líquidos atribuíveis aos acionistas de 309 milhões de euros em 2023, menos 50% que no ano anterior, segundo a informação de resultados enviada ao mercado.

No mesmo dia da assembleia geral de acionistas, reuniu-se também o CA da EDPR, que aprovou a nomeação de António Sarmento Gomes Mota como presidente independente e de Miguel Stilwell de Andrade como vice-presidente, segundo um comunicado ao mercado.

Stilwell de Andrade foi ainda reconduzido como CEO (presidente executivo) e Rui Teixeira como CFO (administrador financeiro).

O CA aprovou também os membros da Comissão de Auditoria, Controlo e Transações entre Entidades Relacionadas (José Manuel Félix Morgado (presidente), Rosa María García García e Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra), da Comissão de Nomeações e Remunerações (António Sarmento Gomes Mota (presidente), Rosa María García García e José Manuel Félix Morgado) e da Comissão Ambiental, Social e Governo Corporativo (Rosa María García García (presidente), António Sarmento Gomes Mota; Allan J. Katz, Kay McCall e Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra).

A 'management team' (equipa de gestão) da EDPR é agora composta por Miguel Stilwell de Andrade (CEO), Rui Teixeira (CFO), Duarte Melo de Castro Belo, Sandhya Ganapathy, Pedro Collares Pereira de Vasconcelos, Vera Pinto Pereira e Ana Paula Garrido de Pina Marques.

De acordo com o comunicado enviado ao mercado, o anterior membro da equipa de gestão Bautista Rodriguez passa a estar a tempo inteiro na 'executive team' (equipa executiva) da Ocean Winds e "continuará a colaborar com a 'management team' em temas relacionados com o negócio 'offshore'".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório