Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Acionistas da EDPR votam hoje remuneração flexível e reeleição de órgãos

Os acionistas da EDP Renováveis (EDPR) votam hoje, em assembleia geral a decorrer em Madrid, um novo programa de remuneração flexível este ano, a reeleição de órgãos sociais e os resultados de 2023, entre outras propostas.

Acionistas da EDPR votam hoje remuneração flexível e reeleição de órgãos
Notícias ao Minuto

07:14 - 04/04/24 por Lusa

Economia EDPR

Segundo a convocatória divulgada no passado dia 01 de março pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Conselho de Administração da EDPR levará a votação uma proposta para um "mecanismo de remuneração dos acionistas através de um 'scrip dividend' a executar através de um aumento de capital social por incorporação de reservas, num montante determinável".

O aumento de capital será feito "através da emissão de novas ações ordinárias com valor nominal de cinco euros, sem prémio de ação, da mesma classe e série que as atualmente emitidas, incluindo uma disposição para a aceitação incompleta das ações a emitir no aumento do capital social".

A empresa já levou a cabo no ano passado um programa semelhante.

Outra das propostas em cima da mesa passa por tomar conhecimento da renúncia de três administradores (Vera de Morais Pinto Pereira Carneiro, Ana Paula Garrido de Pina Marques e Acácio Liberado Mota Piloto) e deliberar sobre a redução para nove do número de administradores e a reeleição e nomeação de administradores.

Os gestores a reeleger são: Miguel Stilwell de Andrade, Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira, Manuel Menéndez Menéndez, António Sarmento Gomes Mota, Rosa María García García, José Manuel Félix Morgado, Allan J. Katz e Cynthia Kay McCall.

Os acionistas irão ainda votar na nomeação de Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra.

Entre os outros tópicos a analisar e votar estão as contas do grupo e outros documentos de gestão, a aplicação de resultados e a atuação do Conselho de Administração.

Em 2023, a EDPR registou resultados líquidos atribuíveis aos acionistas de 309 milhões de euros em 2023, menos 50% que no ano anterior, segundo a informação de resultados enviada ao mercado.

Leia Também: EDPR vai propor programa de remuneração flexível para acionistas este ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório