Investimento imobiliário diminui 50% para 1.600 milhões em 2023

O investimento imobiliário em Portugal diminuiu 50% em 2023, para 1.600 milhões de euros, com a hotelaria e o retalho a captarem 40% e 35%, respetivamente, nos imóveis comerciais, segundo um estudo da CBRE e Vieira de Almeida.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
26/03/2024 13:14 ‧ 26/03/2024 por Lusa

Economia

Estudo

"O abrandamento que se tem sido sentido em termos de investimento resulta de investidores mais cautelosos e não pelo desempenho dos ativos", realça o The Property Handbook -- a Real Estate Investment Guide, documento elaborado pela consultora imobiliária CBRE em parceria com a sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA).

Para o diretor-geral da consultora imobiliária CBRE, Francisco Horta e Costa, sente-se atualmente no mercado imobiliário "um momento de alguma instabilidade e incerteza provocadas pelo contexto socioeconómico global".

No entanto, "existem várias classes de ativos que mantêm fundamentos sólidos e Portugal continua a ser um destino atrativo para investidores", realçou o gestor.

Por sua vez, Miguel Marques dos Santos, sócio da Real Estate & Planning da VdA, considerou que apesar do contexto socioeconómico global vivido, no segundo trimestre de 2023, voltou-se a sentir "um grande interesse por parte dos investidores estrangeiros no mercado" português.

"Estamos convencidos que passámos de um ambiente de espera para um ambiente em que os investidores pretendem avançar com os processos e concretizar transações", lembrou.

Já no mercado de retalho, em 2023, a análise destaca que foram inaugurados três 'retail parks' e foram ainda abertas 93 lojas em Lisboa e 67 no Porto.

O guia refere ainda que, em 2023, os valores de venda na habitação mantiveram uma trajetória crescente, mas que foram vendidas menos 24% habitações.

Para este ano, prevê-se que a trajetória de preços se mantenha em crescimento, com a possibilidade de ajustes devido a um enfraquecimento do mercado de vendas, impulsionado pelas taxas de juros, adverte.

Leia Também: Lagarde alerta para exposição da banca da zona euro ao imobiliário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas