Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Reembolso do IRS menor ou até ser chamado a pagar? Esta é a explicação

Perceba o motivo que poderá levar muitos contribuintes a receber menos IRS este ano ou até pagar (mesmo quando antes não o faziam).

Reembolso do IRS menor ou até ser chamado a pagar? Esta é a explicação
Notícias ao Minuto

08:05 - 26/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia IRS

Os contribuintes podem receber um reembolso do IRS menor este ano ou até serem chamados a pagar este imposto, alertou a DECO PROteste, que até deu um conselho relacionado com a verificação das despesas

Afinal, o que está em causa? 

Soraia Leite, porta-voz da organização, avisou que o facto de as tabelas de retenção na fonte, alteradas em julho de 2023, "terem dado um alívio imediato na carteira dos contribuintes, agora poder-se-á fazer pagar em sede da entrega da declaração de IRS".

O que fazer? 

Este contexto faz com que o processo de verificação e validação das faturas com despesas dedutíveis ao IRS tenha ganhado este ano ainda mais relevância, com a responsável da associação de defesa do consumidor a aconselhar os contribuintes a verificarem se o valor das deduções calculado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) - que ficou disponível no Portal das Finanças em meados deste mês - engloba a totalidade das faturas com NIF e a recusarem-no ou reclamarem se constatarem que há faturas em falta.

O contribuinte "deve fazer espelhar" as deduções quando entrega a declaração de IRS, "para minimizar o impacto das alterações das tabelas de retenção na fonte".

IRS? Atenção, "reembolso este ano pode ser menor" (e até pode pagar mais)

Saiba ainda o que pode fazer para aumentar o reembolso ou reduzir o imposto a pagar.

Notícias ao Minuto | 07:13 - 22/02/2024

Havendo falhas nas despesas com casa, educação, saúde ou lares, "quando o contribuinte estiver a preencher o IRS", "deve apagar o valor pré-preenchido e substituir pelo valor correto", refere Soraia Leite, assinalando que tudo ajuda a minimizar o imposto a pagar.

A entrega da declaração do IRS decorre entre 1 de abril e 30 de junho, prazo durante o qual pode ser corrigida e substituída sem qualquer custo.

Leia Também: Entrega do IRS arranca daqui por uma semana, mas não vá "a correr"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório