Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Há um novo tarifário em que paga a internet ao dia. Compensa?

A DECO PROteste analisou a proposta do novo operador e concluiu que "pode ser muito interessante para um uso pontual da internet, como em casas de férias".

Há um novo tarifário em que paga a internet ao dia. Compensa?
Notícias ao Minuto

15:15 - 22/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Telecomunicações

Há um novo tarifário no mercado - o plano ON/OFF, da LigaT - a partir do qual o utilizador só paga a internet fixa que gasta, ao custo de um euro por dia. A DECO PROteste analisou a proposta do novo operador e concluiu que "pode ser muito interessante para um uso pontual da internet, como em casas de férias".

"Os planos mensais pós-pagos, com fidelização de dois anos, dominam o mercado de telecomunicações português. Agora, a LigaT lança uma oferta revolucionária: o plano ON/OFF, que consiste na instalação de fibra ótica na residência do cliente, com velocidade de download de 1 Gbps, e no carregamento prévio de 120 euros, valor que corresponde a 120 dias de utilização e que deve ser gasto no prazo de um ano", explica a organização de defesa do consumidor.

A principal vantagem, segundo a DECO PROteste, é "ativar ou desativar a internet conforme as necessidades".

"Resumindo: o cliente só paga aquilo que consome, à razão de um euro por dia. Esgotados os 120 dias, poderá recarregar o plano, que não tem fidelização, à semelhança das restantes ofertas da LigaT, testadas recentemente pela DECO PROteste e com ótimos resultados", explica.

Compensa? 

Antes de mais importa esclarecer que a "pergunta só faz sentido para quem tem casa numa zona com cobertura da LigaT: os restantes consumidores estão, obviamente, excluídos da equação. De momento, a LigaT limita-se às zonas de Bombarral, Caldas da Rainha, Ericeira, Mafra, Malveira, Torres Vedras e Venda do Pinheiro, no Oeste, e de Alcochete e Montijo, na Margem Sul do Tejo".

"Mesmo para estes 'afortunados', o ON/OFF só vale a pena se usarem a internet fixa menos de 15 dias por mês, já que, por 15 euros mensais, podem aderir a um plano mais em conta do mesmo operador: o Wi-Fair, com 500 Mbps de velocidade de download", pode ler-se.

Ora, a conclusão da DECO PROteste é que o novo plano "é interessante para um uso pontual da internet": "Casas de férias, com uma ocupação por apenas alguns meses ao ano, ou residência repartida entre duas moradas são cenários que se encaixam nesta lógica. Também os consumidores com um plano de telemóvel independente, que eventualmente só usem a internet em casa, podem ver vantagens no ON/OFF".

Leia Também: Previsões de crescimento económico? "Boas notícias" para futuro do país

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório