O Portal da Queixa anunciou, esta quinta-feira, que registou um crescimento de 30% no número de reclamações dirigidas ao setor do turismo, com os sites de reservas de viagens e as companhias aéreas a acumularem o maior volume de queixas: 68%.
"Entre os principais motivos de insatisfação estão cobranças indevidas, problemas com o reembolso, atrasos nos voos e mau atendimento. TAP, Ryanair, Easyjet e Booking são as marcas mais reclamadas. E apesar da inflação, este ano, já há um recorde na corrida às viagens", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Segundo os dados, este ano, os consumidores portugueses já registaram 1.140 reclamações contra o setor no Portal da Queixa, sendo que no período homólogo tinham sido contabilizadas 878.
"Entre as subcategorias do setor com o maior volume de reclamações recebido, estão os Sites de Reserva de Viagens (49%); as Companhias Aéreas (18.9%); os Marketplaces - Viagens, Produtos e Serviços (8,6%); as Agências de Viagens (7,4%); os Sites de Reservas de Alojamento (7,4%) e os Hotéis – Cadeias Hoteleiras, a ocupar uma fatia de 2,2% no total de queixas apurado este ano", pode ler-se.
O que motiva as queixas?
Os cinco principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com cobrança indevida, responsável por 33,6% das queixas recebidas. Dificuldades com o reembolso acolhem 16,3% das reclamações e problemas com a qualidade da hospedagem/serviço: 6,7%.
Os problemas com o cancelamento de reserva ocupam uma fatia de 6,5% e os constrangimentos no apoio ao cliente motivaram 5,6% das ocorrências.
Leia Também: Iberdrola vai investir 41 mil milhões e contratar 10 mil pessoas até 2026