Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 14º MÁX 25º

Sindicato: 80% de adesão em greve da Nobre e nova paralisação em abril

A greve dos trabalhadores da empresa Nobre, do setor alimentar, que hoje decorre, conta com uma adesão superior a 80%, estando já em cima da mesa uma nova paralisação, prevista para 26 de abril, segundo um dirigente do Sintab.

Sindicato: 80% de adesão em greve da Nobre e nova paralisação em abril
Notícias ao Minuto

18:03 - 19/03/24 por Lusa

Economia Nobre

Em declarações à Lusa, Diogo Lopes referiu que a paralisação de hoje, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab) registou uma adesão superior a 80% depois de a administração manter a postura de "não dar qualquer tipo de aumentos" nem sequer "abertura para negociar o caderno [reivindicativo] que foi aprovado".

Segundo o sindicalista, "os trabalhadores mostraram hoje novamente o seu descontentamento, ficando já prevista uma nova greve para dia 26 de abril", para a qual ainda irão enviar um pré-aviso.

"Hoje foi entregue uma moção à empresa", disse, indicando que os trabalhadores deram "30 dias" à Nobre para responder, mas referindo que os trabalhadores têm poucas esperanças.

"A empresa continua a dizer que não vai mexer nos salários, que vai manter o salário mínimo", salientou.

Diogo Lopes deu conta das principais reivindicações dos trabalhadores, que passam precisamente por aumentos salariais, aumento do subsídio de alimentação, entre outras.

Num comunicado enviado a dar conta das razões da greve, o Sintab lembrou que "o caderno reivindicativo apresentado à empresa no início do ano" exigia "um aumento salarial de 150 euros, a valorização do subsídio de refeição e do trabalho noturno, a implementação de diuturnidades, direito a 25 dias de férias, e o fim do recurso à contratação precária, entre outras". 

Esta é já a nona greve realizada pelos trabalhadores da Nobre desde o ano passado, lembrou o dirigente.

A Lusa contactou a Nobre e espera resposta.

Leia Também: Nobre mostra-se disponível para prosseguir com reuniões negociais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório