O diretor da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA), Enoh T. Ebong, fez o anúncio, durante uma conferência de imprensa em Jacarta, por ocasião de um evento com as autoridades responsáveis pelo desenvolvimento da nova capital, que está a ser construída de raiz na ilha de Bornéu.
"Tenho o prazer de anunciar que a USTDA vai financiar novos programas de apoio a Nusantara: um de assistência técnica (...) para o seu desenvolvimento como cidade sustentável", disse Ebong, acrescentando que a agência vai receber uma delegação indonésia nos EUA em abril para procurar potenciais investidores para Nusantara.
Ebong disse ainda que prevê deslocar-se na sexta-feira ao local de construção da cidade para "ver em primeira mão" o projeto e informar sobre a forma de apoiar o desenvolvimento.
Em abril de 2019, o Governo indonésio anunciou o plano de transferir a capital administrativa de Jacarta, na ilha de Java, escolhendo dois distritos na parte oriental da ilha de Bornéu, apesar das preocupações ambientais relacionadas com a desflorestação e a poluição na zona.
O Presidente cessante, Joko Widodo, fez de Nusantara um dos grandes legados do segundo mandato consecutivo, que termina este ano, uma vez que não pode concorrer às presidenciais por estar impedido pela Constituição
De acordo com os resultados preliminares, o Ministro da Defesa, Prabowo Subianto, venceu o escrutínio.
Jacarta, que está 40% abaixo do nível do mar, está a afundar-se em média 7,5 centímetros por ano, indicam estimativas oficiais, uma das taxas mais rápidas do planeta, e sofre de inundações frequentes, engarrafamentos e poluição.
A ainda capital indonésia tem uma população de cerca de 10 milhões de pessoas e o rápido crescimento ultrapassou a capacidade das infraestruturas de base.
Estima-se que o desenvolvimento de Nusantara custará à Indonésia, cujo maior parceiro comercial é a China, cerca de 34 mil milhões de dólares (31 mil milhões de euros) e só deverá estar concluído por volta de 2045.
Leia Também: EUA financiam limpeza e regeneração de locais com resíduos tóxicos