Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Cabo Verde bate recorde anual em 2023 com mais de 900 mil turistas

Cabo Verde bateu um novo recorde de visitantes, com mais de 900 mil turistas, em 2023 e quer chegar a um milhão este ano, disse hoje, em entrevista à Lusa, o ministro do Turismo, Carlos Santos.

Cabo Verde bate recorde anual em 2023 com mais de 900 mil turistas
Notícias ao Minuto

08:09 - 27/02/24 por Lusa

Economia Cabo Verde

"Pelos dados que já recebemos, terminámos o ano de 2023 com cerca de 900 a 920 mil turistas. É um número muito interessante, já ultrapassámos os dados de 2019", antes da crise pandémica da covid-19, revelou o governante.

O ministro justificou os dados com o "equilíbrio" entre época alta (outubro a janeiro) e baixa (no verão do hemisfério norte), dizendo que o país está a "combater a sazonalidade".

Nos últimos anos, novas nacionalidades têm entrado "com mais força" no país, que também está a "sondar" operadores suíços, adiantou.

Os números hoje revelados à Lusa superam os de anos anteriores.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), Cabo Verde recebeu perto de 706 mil turistas em 2022, sensivelmente o triplo do ano anterior, recuperando da profunda crise provocada pela pandemia da covid-19.

Em 2019, antes de a infeção respiratória tomar conta do mundo, o país estava no patamar dos 800 mil turistas por ano.

O presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, Jorge Spencer Lima, disse à Lusa, há duas semanas, que falta capacidade de alojamento no arquipélago, insuficiência que também preocupa o ministro do setor, sobretudo na época alta.

"É matéria que também nos preocupa", porque é preciso "crescimento da capacidade instalada e acompanhar a procura", referiu.

Cabo Verde tem cerca de 28 mil camas, metade na ilha do Sal, o destino de sol e praia que acolhe a larga maioria dos visitantes do arquipélago, mas há outros projetos em curso e em preparação para aumentar a capacidade de alojamento, acrescentou.

Estão também a decorrer investimentos no quadro do Programa Operacional do Turismo (POT), para que outras cidades e aldeias possam receber turistas, indicou Carlos Santos.

Na semana passada, o país lançou uma nova imagem turística comercial, em que "a sustentabilidade é um elemento-chave" para os próximos anos, perspetivou, esperando, igualmente, uma "interligação" com outros setores, como os transportes, agricultura, pescas.

A nível internacional, o ministro referiu à Lusa que o objetivo é "consolidar" os mercados europeus, responsáveis por mais de 90% dos turistas que viajam para o arquipélago, mas também captar visitantes de países africanos e americanos, tais como, Brasil e Estados Unidos.

O turismo, setor responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, centra-se nas ilhas do Sal e da Boavista, onde os visitantes passaram 95% das noites em 2023.

Cabo Verde é o destino internacional convidado da 34.ª edição" da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de quarta-feira a domingo, uma "oportunidade singular" de promoção do país, frisou o ministro.

Carlos Santos revelou que Cabo Verde vai levar uma delegação composta por operadores turísticos e hoteleiros, agentes culturais e convidou a comunidade residente em Lisboa.

Leia Também: TACV regressa aos voos domésticos em Cabo Verde com avião da Air Senegal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório