Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 24º

Bruxelas aprova compra da Asiana Airlines pela Korean Air sob condições

A Comissão Europeia aprovou hoje a aquisição da Asiana Airlines pela Korean Air, transportadoras aéreas da Coreia do Sul que operam na União Europeia (UE), impondo porém remédios por estas serem as maiores companhias, visando salvaguardar a concorrência.

Bruxelas aprova compra da Asiana Airlines pela Korean Air sob condições
Notícias ao Minuto

15:09 - 13/02/24 por Lusa

Economia Bruxelas

Em comunicado, o executivo comunitário dá conta da 'luz verde' e indica que "a aprovação está condicionada ao cumprimento integral das medidas de correção propostas pela Korean Air".

Enquanto a Korean Air é a maior companhia aérea da Coreia do Sul, oferecendo serviços internacionais de transporte aéreo de passageiros e de carga, a Asiana Airlines é a segunda principal operadora, tendo ambas "uma presença significativa no Espaço Económico Europeu", observa Bruxelas, assinalando que, por isso, impôs remédios como a alienação da atividade de carga da transportadora comprada ou a disponibilização de meios para a principal concorrente, a T'Way, poder operar nas quatro rotas sobrepostas.

"Estes compromissos respondem plenamente às preocupações em matéria de concorrência identificadas pela Comissão", adianta a instituição.

Estas preocupações incidiam precisamente sobre os serviços de transporte aéreo de carga entre a Europa e a Coreia do Sul e as operações de passageiros nas rotas entre Seul e certos destinos europeus, nomeadamente Barcelona, Paris, Frankfurt e Roma.

Atualmente, os serviços de concorrência da Comissão Europeia têm em curso três investigadores sobre concentrações, entre as quais a fusão das empresas de telecomunicações Orange e a MasMovil em Espanha, a aquisição da companhia nacional de bandeira italiana ITA Airways pela transportadora aérea Lufthansa e a compra da operadora Air Europa pelo grupo aeronáutico IAG.

Leia Também: Taxa de inflação nos Estados Unidos abranda para 3,1% em janeiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório