Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 16º

Desemprego no Reino Unido com ligeiro recuo para 3,8% no 4.º trimestre

A taxa de desemprego no Reino Unido caiu para 3,8% nos três meses até dezembro de 2023, informou hoje o Office for National Statistics (ONS).

Desemprego no Reino Unido com ligeiro recuo para 3,8% no 4.º trimestre
Notícias ao Minuto

10:25 - 13/02/24 por Lusa

Economia Reino Unido

A queda é explicada pela diminuição do número de desempregados de longa duração, de acordo com a informação divulgada, com a taxa agora registada a comparar com os 3,9% observados nos três meses até novembro.

Segundo o ONS, a taxa de emprego situou-se nos 75,0%, enquanto percentagem de pessoas economicamente inativas entre os 16 e os 64 anos foi de 21,9%.

O número de ofertas diminuiu em 26.000 para 932.000 nos três meses até janeiro, face ao trimestre anterior, enquanto na comparação homóloga há a registar um recuo de 209 mil, com o ONS a assinalar que se trata do 19.º mês consecutivo de queda.

A diretora de estatísticas económicas do ONS, Liz McKeown diz, no entanto, haver sinais de que esta tendência de queda das ofertas de emprego está a abrandar, assinalando ser "evidente que o crescimento do emprego abrandou no último ano" no Reino Unido.

Liz McKeown, observa ainda que há um "número histórico de pessoas com doenças de longa duração" que não podem trabalhar, o que pesa na taxa de emprego do país, que ainda se encontra num nível inferior à pré-pandemia.

Os salários médios cresceram 6,2%, excluindo bónus, um abrandamento face ao trimestre anterior, sendo que a variação é de 5,8% com inclusão de bónus.

Os salários continuam a crescer em termos reais, tendo em conta a taxa de inflação média anual registada em dezembro que foi de 4%.

Numa reação a estes dados, o ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, referiu ser "uma boa notícia que os salários reais estejam a crescer", o que acontece pelo "sexto mês consecutivo", e que "o desemprego continue baixo", ainda que avise que "o trabalho não está terminado".

Leia Também: Jovem que sempre viveu no Reino Unido pode ser deportada para Portugal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório