Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Trabalhadores da Izidoro e da Elo em greve hoje

Os trabalhadores da Izidoro, do segmento alimentar, e os da Elo, da área automóvel, estão hoje em greve, adiantaram os sindicatos que os representam.

Trabalhadores da Izidoro e da Elo em greve hoje
Notícias ao Minuto

06:43 - 13/02/24 por Lusa

Economia Greve

Os trabalhadores da Izidoro estarão hoje em greve, reclamando por melhores condições de trabalho e "aumentos salariais", entre outras reivindicações, segundo um comunicado divulgado pelo Stiac.

Na nota, o Stiac - Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Setores Alimentar Bebidas, Agricultura, Aquicultura, Pesca e Serviços Relacionados anunciou que "os trabalhadores da empresa Izidoro vão estar em greve no próximo dia 13 de fevereiro [hoje]", e que se irão juntar numa concentração junto à empresa, no Montijo, nesse dia.

Os trabalhadores reclamam um "salário mínimo na empresa de 910 euros em janeiro de 2024", aumentos salariais "dignos", a "negociação de um contrato coletivo para o setor das carnes", um acordo de empresa, a "atualização do subsídio de alimentação para sete euros diários" e horários semanais de 35 horas.

Além disso, reivindicam o "gozo do feriado de Carnaval", o fim da precariedade, a progressão na carreira, o "gozo do dia de aniversário do trabalhador ou de filho até 12 anos", 25 dias de férias para todos, diuturnidades, melhores condições de trabalho e a negociação do caderno reivindicativo.

Por sua vez, na Elo, os trabalhadores resolveram realizar um dia de greve hoje "pelo gozo do feriado de Carnaval, pois a entidade patronal teima em discriminar trabalhadores, considerando que os trabalhadores filiados no sindicato que se recusou a assinar a perda de direitos, nomeadamente a adaptabilidade horária, não têm direito ao gozo do feriado", disse a União dos Sindicatos de Setúbal, em comunicado.

Assim, foi emitido "um pré-aviso de greve em protesto com a tomada de atitude de discriminar trabalhadores da mesma empresa".

Leia Também: Trabalhadores da Izidoro em greve a 13 de fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório