Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Crédito ao consumo caiu 4% em 2023 para 4,35 mil milhões

O crédito ao consumo concedido pelos associados da ASFAC caiu 4% em 2023 face ao ano anterior, para 4,35 mil milhões de euros, indicou hoje a associação em comunicado.

Crédito ao consumo caiu 4% em 2023 para 4,35 mil milhões
Notícias ao Minuto

13:54 - 12/02/24 por Lusa

Economia ASFAC

Segundo a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), a queda reflete uma diminuição de 7% do crédito pessoal, devido a "uma abordagem mais conservadora, para salvaguardar a saúde financeira dos seus clientes, mantendo o incumprimento a um nível baixo".

Por outro lado, o crédito automóvel subiu 12% face ao ano anterior, enquanto o crédito 'leasing' e ALD (para compra de automóvel) caiu 56% em comparação com 2022.

No entanto, no crédito às empresas concedido pelos associados da ASFAC registou-se uma subida de mais 45%, para 6,9 mil milhões de euros face a 2022, o que segundo a associação permite "mais sustentabilidade e desenvolvimento da economia".

Neste segmento, o crédito às empresas para aquisição de automóveis aumentou 28,45% e o crédito para outros fins e gestão de tesouraria 49,5%.

Segundo a associação, "a concessão de crédito aos particulares pelos associados da ASFAC, fruto de uma degradação da capacidade financeira dos particulares, resultante do aumento da inflação e das prestações do crédito à habitação, foi realizada de forma mais conservadora".

Segundo a associação, ao concederem crédito, os associados da ASFAC "são um grande suporte ao desenvolvimento económico e ao apoio aos consumidores", já que nesta altura de crise "o recurso ao crédito, quando necessário, pode ser uma alternativa".

Por outro lado, relativamente às empresas, "por forma a poderem manter e desenvolver a sua atividade, os associados da ASFAC permitiram um maior acesso ao crédito, para a sua sustentabilidade e desenvolvimento do tecido empresarial e da economia".

Quanto ao valor total do crédito em 'stock' emprestado pelos associados da ASFAC, este ascendia, no final de 2022, a aproximadamente 12,4 mil milhões de euros, mais 5% do que no final de 2021. Mais de metade deste valor é relativo a crédito automóvel.

Relativamente ao valor total de crédito em utilização pelos particulares em dezembro de 2023, ascendia a 10,9 mil milhões de euros, mais 5% do que no mesmo mês de 2022. Desse valor, 7,2 mil milhões de euros é relativo a crédito automóvel e 3,7 mil milhões de euros a crédito pessoal.

A ASFAC é uma entidade que representa o setor do financiamento especializado do consumo em Portugal, composta por 28 associados.

Leia Também: MP deduz acusação sobre administrador de insolvência e 11 arguidos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório