Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

"Nota contrafeita não pode ser trocada por genuína". Saiba como detetar

De acordo com o Banco de Portugal, é "importante saber reconhecer a autenticidade das notas no momento em que são recebidas".

"Nota contrafeita não pode ser trocada por genuína". Saiba como detetar
Notícias ao Minuto

08:06 - 11/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia Notas

As notas falsas não podem ser trocadas pelas genuínas, pelo que é essencial saber identificar uma falsa antes de a aceitar. De acordo com o Banco de Portugal (BdP), há alguns elementos que ajudam a perceber se está perante uma nova verdadeira ou falsa. 

"Uma nota contrafeita não pode ser trocada por uma nota genuína: quem aceitar uma nota contrafeita como se de uma nota autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor. Por esta razão, é importante saber reconhecer a autenticidade das notas no momento em que são recebidas", diz o supervisor da banca

Ora, ao receber uma nota de euro, "confira os vários elementos de segurança (não se baseie apenas num deles) e, em caso de dúvida, compare-a com uma nota que saiba ser verdadeira, procurando diferenças e nunca semelhanças".

De acordo com o BdP, os elementos de segurança podem ser verificados facilmente sem recurso a equipamentos de apoio. Basta tocar, observar e inclinar a nota (metodologia Tocar-Observar-Inclinar).

  • Tocar - Toque na nota e sinta a textura e firmeza do papel de algodão, bem como a rugosidade nos elementos impressos em relevo: as iniciais do BCE, o pórtico ou janela, a denominação e as marcas táteis. 
  • Observar - Observe as notas de euro à transparência (contra uma fonte de luz) e verifique a presença das marcas de água, do filete de segurança, da janela com retrato (nas notas 20, 50, 100 e 200 euros, da série Europa) e do registo frente/verso (apenas nas notas da série 1). 
  • Incline as notas e verifique:
    Série Europa:
    - A banda holográfica com retrato, que exibe o retrato de Europa (figura mitológica grega), o símbolo euro, o motivo arquitetónico e o valor da nota. Nas notas de 100 e 200 euros, a banda holográfica apresenta ainda o holograma-satélite e o símbolo euro de grande dimensão;
    - O número esmeralda, que apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. Dependendo do ângulo de observação, o número muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro. Nas notas de 100 e 200 euros o número esmeralda exibe ainda símbolos euros no seu interior;
    - A janela com retrato, nas notas de 20, 50, 100 e 200 euros que exibe na frente linhas multicolores em redor dos algarismos representativos do valor da nota (20 e 50 euros) ou do símbolo euro (nas notas de 100 e 200 euros) e, no verso, em todas as denominações, vários algarismos multicolores representativos do valor da nota;
    - O holograma-satélite está presente nas notas de 100 e 200 euros. Este holograma exibe vários símbolos euro que se movem em torno dos algarismos representativos do valor da nota. Quando expostos à luz direta os símbolos euro tornam-se mais nítidos.
    Série 1:
    - Elemento holográfico e elemento que muda de cor (nas notas de 50, 100, 200 e 500 euros).

Leia Também: Notas de euros falsas retiradas de circulação aumentam 24% em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório