Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Há um apoio para as empresas contratarem sem termo. Como está a medida?

Segundo uma portaria publicada em Diário da República, na semana passada, a medida - denominada por Compromisso Emprego Sustentável - já "ajudou à criação de mais de 30.000 contratos sem termo, conforme estabelecido enquanto meta no PRR".

Há um apoio para as empresas contratarem sem termo. Como está a medida?
Notícias ao Minuto

07:43 - 05/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

Há uma medida que prevê a atribuição de um apoio financeiro à entidade empregadora na contratação sem termo de desempregados inscritos no IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, correspondente a 12 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), estando ainda previstas majorações. Esta medida, refira-se, é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Qual é o ponto da situação? 

Segundo uma portaria publicada em Diário da República, na semana passada, a medida - denominada por Compromisso Emprego Sustentável - "ajudou à criação de mais de 30.000 contratos sem termo, conforme estabelecido enquanto meta no PRR".

O apoio financeiro que é concedido às empresas corresponde a 12 vezes o valor do indexante de apoio social (IAS) (6.111,12 euros), estando previstas majorações em algumas situações, nomeadamente quando o contrato sem termo é celebrado com jovens com idade igual ou inferior a 35 anos, com desempregados de longa duração ou pessoas com deficiência ou nos casos em que o posto de trabalho é localizado no interior do país.

Com as majorações, o apoio às empresas pode atingir um máximo de 13.138,91 euros, segundo informação publicada pelo IEFP.

Com uma alteração introduzida na semana passada, as empresas que pretendam aceder à medida Compromisso Emprego Sustentável passam agora a ter de pagar um salário mínimo de 1.018,52 euros, valor correspondente a dois IAS.

Além disto, refira-se, existe um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a Segurança Social, a cargo da entidade empregadora, no primeiro ano de vigência dos contratos de trabalho apoiados, cujo valor tem por limite o equivalente a sete vezes o valor do IAS.

A medida Compromisso Emprego Sustentável foi lançada em 2022, no âmbito do PRR.

Leia Também: Tem um imóvel com arrendamento de longa duração? Não se esqueça disto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório