Empresas perspetivam aumento de 2,9% nas exportações de bens em 2024

O maior acréscimo é esperado nas exportações de Máquinas, outros bens de capital (exceto o material de transporte) e seus acessórios (+4,5%).

exportações, importações, mercadoria

© Getty Images

Notícias ao Minuto
26/01/2024 11:00 ‧ 26/01/2024 por Notícias ao Minuto

Economia

exportações

As empresas exportadoras perspetivam, para 2024, um acréscimo nominal de 2,9% nas suas exportações de bens, divulgou o INE, esta sexta-feira. 

"Por Grandes Categorias Económicas (CGCE), o maior acréscimo é esperado nas exportações de Máquinas, outros bens de capital (exceto o material de transporte) e seus acessórios (+4,5%), seguindo-se o Material de transporte e acessórios (+4,3%). Em sentido contrário, evidenciam-se os Fornecimentos industriais não especificados noutra categoria, prevendo-se um decréscimo de 0,7%", diz o INE. 

Os resultados do Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB) para 2024, realizado em novembro de 2023, "na medida em que se baseiam em perspetivas de crescimento, devem ser encarados como indicando tendências condicionadas pela informação disponibilizada pelas empresas no período de resposta".

"Assim, as perspetivas das empresas quanto às suas exportações de bens para 2024 poderão também refletir, em elevado grau, a incerteza quanto aos desenvolvimentos do enquadramento internacional", sublinha o INE. 

Leia Também: Galp encontra reserva "significativa" de petróleo leve na Namíbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas