Ainda no rescaldo do Natal, que para muitos rima com bacalhau, saiba que Portugal é um dos maiores consumidores de bacalhau do mundo - e o mais curioso é que não pescamos este produto, uma vez que não é capturado nas águas nacionais.
"Nesta época natalícia, o bacalhau será um dos pratos mais presentes à mesa dos portugueses. Mas esta espécie não é capturada em águas territoriais portuguesas, mas sim importada", refere a Pordata, numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Em 2022, refira-se, foram capturadas em Portugal 121.069 toneladas de pescado de água doce, marinho, crustáceos e moluscos, de acordo com a mesma informação divulgada. Contudo, este valor tem vindo a reduzir-se ao longo dos anos, já que em 1969 tinham sido capturadas 333.695 toneladas de peixe.
Nesta época natalícia, o bacalhau será um dos pratos mais presentes à mesa dos portugueses. Mas esta espécie não é capturada em águas territoriais portuguesas, mas sim importada. Conheça a lista das espécies mais capturadas em Portugal, com a sardinha em destaque, aqui:
— Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) (@ffms_pordata) December 23, 2023
Leia Também: Lá fora: O plano de Xavi para 2024 e a possível demolição de Old Trafford