Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 16º

Metropolitano de Lisboa lança concurso para 14 novas unidades triplas

O Metropolitano de Lisboa lançou hoje um concurso público para aquisição de 24 novas unidades triplas (72 carruagens), com opção de mais 12, com vista ao reforço do material circulante na rede do metro da capital, informou a empresa.

Metropolitano de Lisboa lança concurso para 14 novas unidades triplas
Notícias ao Minuto

19:57 - 30/11/23 por Lusa

Economia Lisboa

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa anunciou que lançou um concurso público internacional, com publicação no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), "para a aquisição de 24 novas unidades triplas (72 carruagens), com opção de mais 12 (36 carruagens) tendo em vista o reforço do material circulante afeto à rede" do metro de Lisboa.

O concurso público, lançado com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, tem o preço base de 138 milhões de euros, mais IVA, cofinanciado por fundos europeus e pelo Fundo Ambiental.

A nota indica que "os concorrentes têm um prazo de 90 dias para apresentação de propostas", contados da data do envio do anúncio para publicação no JOUE.

O lançamento do concurso público "destina-se a dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara)", explicou a empresa.

A opção de adquirir mais 12 unidades triplas (36 carruagens) prende-se com "a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota", acrescentou.

O plano de expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo "contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável", concluiu.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06:30 e as 01:00.

Leia Também: Linhas da UNIR em Matosinhos e Maia com numeração antiga provisoriamente

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório