Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

Dois anos depois, CP (já) adjudicou compra de 117 comboios

Concurso de 819 milhões de euros para adquirir 117 novas automotoras elétricas foi lançado em dezembro de 2021.

Dois anos depois, CP (já) adjudicou compra de 117 comboios
Notícias ao Minuto

10:13 - 28/11/23 por Notícias ao Minuto

Economia Transportes

A CP – Comboios de Portugal anunciou esta terça-feira a adjudicação do procedimento para a compra de 117 unidades automotoras elétricas ao agrupamento Alstom Transporte S.A.U., Alstom Ferroviária Portugal, S.A. e Domingos da Silva Teixeira S.A.. Esta decisão acontece dois anos depois de o concurso ter sido lançado. 

"Este projeto promoverá o desenvolvimento e sustentabilidade do setor ferroviário no médio e longo prazo, sendo um marco fundamental na modernização e expansão do transporte ferroviário de passageiros em Portugal", adianta a empresa, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto

A aquisição, refira-se, "compreende 62 Unidades Automotoras para o serviço urbano e 55 Unidades Automotoras para o serviço regional, refletindo o compromisso da CP em responder às crescentes necessidades de mobilidade dos cidadãos, com soluções de transporte mais sustentáveis".

Já no mês passado, o antigo ministro das Infraestruturas tinha indicado que o concurso de 819 milhões de euros para adquirir 117 novas automotoras elétricas pela CP, lançado em dezembro de 2021, estaria fase final de adjudicação.

Ao que indica a CP, a "incorporação destes novos comboios na frota da CP representa um avanço significativo na melhoria da eficiência, conforto e frequência dos serviços oferecidos, contribuindo decisivamente para a mobilidade sustentável e a diminuição da pegada ecológica no transporte nacional".

"Com esta aquisição, a CP reafirma o seu papel de líder na promoção de um transporte terrestre, eficiente e ecologicamente responsável, ao serviço do desenvolvimento socioeconómico de Portugal", considera.

Leia Também: STCP registou 70 mil pagamentos por MB Way no primeiro ano do serviço

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório