Demolição da antiga Refinaria de Matosinhos arranca segunda-feira

A duração global desta fase é estimada em dois anos e meio.

Demolição da antiga Refinaria de Matosinhos arranca segunda-feira

© Galp

Notícias ao Minuto
18/10/2023 14:08 ‧ 18/10/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Galp

A demolição da antiga Refinaria de Matosinhos inicia-se a 23 de outubro, anunciou a Galp Energia, esta quarta-feira. A empresa estima que este processo vai levar dois anos e meio.

"Esta será a face mais visível de um processo de descomissionamento e desmantelamento da antiga Refinaria de Matosinhos que se iniciou há cerca de dois anos. Durante este período foi implementado um vasto conjunto de operações preparatórias que incluiu a paragem das unidades processuais em segurança, o processo de limpeza e desgaseificação de todas as unidades processuais, equipamentos e tubagens para garantir a eliminação de hidrocarbonetos e produtos. Finalizado o desmantelamento seguir-se-á a fase de reabilitação ambiental dos solos", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Para a preparação do início dos trabalhos de demolição foram "efetuados contactos e reuniões com todos os stakeholders direta e indiretamente impactados ou envolvidos neste projeto, como o Governo, Município de Matosinhos, entidades reguladoras e licenciadoras, proteção civil e autoridades locais, bem como moradores e associações comerciais da zona envolvente à Refinaria".

A Galp criou um site - ao qual pode aceder aqui - no qual disponibiliza informações relativas ao decurso dos trabalhos de demolição.

Leia Também: Contratação pública? Portugal tem 2 meses para esclarecer falhas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas