Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2023
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 19º

ERSE propõe manter método de preço nas tarifas do transporte de gás

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lançou a segunda consulta pública no âmbito do código de rede europeu para as tarifas de transporte de gás, propondo manter a metodologia de preço de referência adotada em 2019.

ERSE propõe manter método de preço nas tarifas do transporte de gás
Notícias ao Minuto

11:34 - 04/10/23 por Lusa

Economia ERSE

De acordo com o comunicado hoje divulgado, o regulador da energia lançou a segunda consulta pública no contexto da harmonização das regras do mercado europeu de gás, que os Estados-membros da União Europeia devem fazer periodicamente, "propondo manter a metodologia de preço de referência, adotada em 2019", "embora sujeita à atualização de parâmetros, que condicionam a estrutura tarifária que daí resulta".

O Código de Rede de Tarifas define os requisitos de consulta, incluindo o calendário para a consulta periódica, que deve ocorrer, pelo menos, a cada cinco anos, e que deve permanecer aberta pelo menos durante dois meses, para que, no prazo de um mês após o término da consulta, seja publicado um documento com o resumo dos contributos.

A Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia (ACER, na sigla inglesa) terá depois um mês para analisar a consulta e apresentar comentários não vinculativos.

Por fim, no prazo de cinco meses a contar do termo da consulta pública, os reguladores nacionais devem publicar uma decisão fundamentada sobre todos os elementos previstos.

Este novo processo de consulta periódica, que decorre até 04 de dezembro, "representa uma continuidade com a anterior decisão fundamentada, e terá efeitos a partir do ano gás 2024-2025", esclareceu a ERSE.

Leia Também: Moscovo confirma que mantém corte de 300 mil barris de petróleo

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório