Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Meia centena de famílias com renda apoiada pela Câmara da Lourinhã

A Câmara da Lourinhã, no distrito de Lisboa, aprovou 49 das 53 candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento urbano, implementado este ano, disse o vice-presidente da autarquia na última sessão da Assembleia Municipal.

Meia centena de famílias com renda apoiada pela Câmara da Lourinhã
Notícias ao Minuto

10:36 - 29/09/23 por Lusa

Economia Lourinhã

José Tomé, vereador com o pelouro da Ação Social, esclareceu que o município recebeu 53 candidaturas, das quais três foram consideradas não ilegíveis e 49 foram aprovadas, representando o apoio do município um investimento de 8.125 euros por mês.

Depois de o regulamento do programa ter sido aprovado há um ano pela Assembleia Municipal, o município abriu pela primeira vez candidaturas, durante o mês de março, e contou com um prazo de dois meses para analisar e decidir.

Com o programa, "pretende-se resolver algumas dificuldades ao nível da habitação, uma vez que a câmara municipal não tem fogos [de habitação social] disponíveis", explicou o vice-presidente da câmara, na assembleia municipal de há um ano.

O município dispõe de 130 fogos de habitação social neste concelho do distrito de Lisboa.

O apoio para pagamento da renda de casa é de 50% do valor a pagar, não ultrapassando os 250 euros, para um valor máximo de renda de 500 euros.

Os apoios, de caráter provisório, são atribuídos durante um ano, podendo ser renováveis por igual período, até três anos.

"Face ao contexto generalizado de desequilíbrio da procura e da oferta habitacional existente, fruto do súbito aumento dos valores das rendas, devido ao crescimento turístico do concelho, e a redução das habitações disponíveis para arrendamento, o município da Lourinhã verificou a necessidade de promover esforços no sentido de harmonizar e atenuar a realidade que hoje é vivida por várias famílias no que respeita ao acesso a habitação", refere o regulamento, a que a agência Lusa teve acesso.

A autarquia reconhece que há "famílias que, apesar de não vivenciarem uma situação de carência económica e habitacional extrema, continuam a deparar-se com dificuldades em cumprir o compromisso assumido com um arrendamento habitacional ou até mesmo em conseguir encetar esse processo de autonomização".

Leia Também: Rendas, indemnização e não só: Os 5 temas que marcam esta 5.ª-feira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório