Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Marcelo diz que "há um despertar" de Costa para acelerar execução do PRR

O Presidente da República considerou hoje que "há um despertar" do primeiro-ministro e do Governo para acelerar a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), encontrando-se Portugal numa situação favorecida face a outros parceiros europeus.

Marcelo diz que "há um despertar" de Costa para acelerar execução do PRR
Notícias ao Minuto

21:40 - 27/09/23 por Lusa

Economia Presidente da República

"Há um despertar do senhor primeiro-ministro e do Governo para o tempo que corre aceleradamente e nós estamos ainda numa situação favorecida a muitos parceiros europeus", disse o chefe de Estado, em Albufeira, no Algarve.

Em declarações aos jornalistas à margem da conferência "Turismo fator de coesão nacional" promovida pela Confederação do Turismo Português, Marcelo Rebelo de Sousa disse que é essencial acelerar a execução, sabendo que burocraticamente "é muitas vezes difícil, porque temos um prazo fixo que não pode ser ultrapassado".

"Quando eu vejo o Governo aparecer mais intensamente em ações concretas ligadas ao PRR, isso significa que todos os portugueses devem estar empenhados em que a execução corra bem", realçou.

O Presidente da República manifestou-se "feliz pela decisão europeia aumentar os fundos europeus do PRR para Portugal".

"É o reconhecimento ao facto de Portugal ter tido um envolvimento mais pesado durante a pandemia e, por outro lado, ter sofrido consequências indiretas da guerra [na Ucrânia]".

Na opinião do chefe de Estado, esse aumento "dispensa o Governo de pedir mais empréstimos, na medida em que aumenta a cota parte dos fundos europeus que não têm uma penalização de juros que teriam os recursos a mais empréstimos".

"É uma boa notícia para todos os portugueses", concluiu.

Leia Também: Marcelo 'rejeita' protestos pelo clima e diz que país está "na vanguarda"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório