Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Em vez do IBAN, o número de telemóvel: O que vai mudar nas transferências

A expectativa é que esta medida seja disponibilizada até final do primeiro trimestre de 2024.

Em vez do IBAN, o número de telemóvel: O que vai mudar nas transferências
Notícias ao Minuto

08:33 - 26/09/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Transferências

Vêm aí novidades nas transferências bancárias: vai ser possível fazer uma transferência bancária indicando apenas o número do telemóvel em vez do IBAN - que tem muitos mais caracteres. A expectativa é que esta medida seja disponibilizada até final do primeiro trimestre de 2024.

O que vai mudar? 

Até agora só os bancos e clientes aderentes do sistema MB Way (da empresa SIBS) disponibilizam as transferências bancárias através do número de telemóvel, mas esta realidade vai mudar. 

a partir do próximo ano, todos os bancos que operam em Portugal têm de disponibilizar esta funcionalidade. A este sistema os clientes não têm de aderir, basta que a sua conta bancária esteja associada a um número de telefone.

"No nosso 'homebanking' fazemos uma transferência normal, não precisamos de digitar o IBAN [número de identificação bancária]. Este serviço ficará disponível em qualquer canal, em qualquer serviço de transferências", afirmou o administrador do BdP Hélder Rosalino, em conferência de imprensa no Museu do Dinheiro, em Lisboa, na segunda-feira.

O administrador do Banco de Portugal disse que esta solução tecnológica está em desenvolvimento e que custará ao BdP "centenas de milhares de euros". Já os bancos pagarão o custo dessa funcionalidade na mensalidade que pagam por estarem no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI).

Contudo, disseram os responsáveis do regulador e supervisor bancário, os bancos não podem cobrar aos clientes por este serviço, ou seja, podem cobrar pela transferência, mas não o uso dessa funcionalidade específica.

Leia Também: Mudou de casa? "É importante comunicar essa alteração", diz o Fisco

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório