Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 25º

IVA zero? Frutas e legumes só baixaram 2% com a medida (e há mais)

Desde que entrou em vigor, o cabaz de 41 alimentos monitorizado pela organização de defesa do consumidor ficou 10,80 euros mais barato.

IVA zero? Frutas e legumes só baixaram 2% com a medida (e há mais)
Notícias ao Minuto

14:03 - 24/08/23 por Notícias ao Minuto

Economia IVA Zero

O preço das frutas e legumes só baixou 2% desde que entrou em vigor o programa IVA zero, revelou a DECO Proteste, esta quinta-feira. Desde que entrou em vigor, o cabaz de 41 alimentos monitorizado pela organização de defesa do consumidor ficou 10,80 euros mais barato.

"Pouco mais de quatro meses após a implementação da isenção de IVA em alguns bens alimentares, o cabaz com 41 alimentos com IVA a zero por cento monitorizado pela DECO Proteste está 10,80 euros mais barato (menos 7,78%). A 23 de agosto custava 127,97 euros", refere a organização, em comunicado. 

A DECO Proteste revela ainda que a laranja e os brócolos estão mais caros do que antes do IVA zero:

"E se em alguns dos hortofrutícolas com IVA zero a descida foi superior aos 6% de imposto retirado, — como no tomate, cujo preço desceu 35% desde que a medida entrou em vigor — noutros a medida pouco se fez notar. A laranja, por exemplo, estava, a 23 de agosto, 37% mais cara do que antes de lhe ter sido retirado o IVA. Nos brócolos, a subida entre 17 de abril e 23 de agosto chegou aos 36%", acrescenta. 

Entre 17 de abril, véspera da implementação da medida, e 23 de agosto, uma cesta com 12 frutas e legumes, como maçã, banana, alface, brócolos e tomate, desceu apenas 44 cêntimos (menos 1,90%), passando a custar 22,59 euros.

Vale recordar que o IVA zero é um programa que está em vigor até ao final de outubro, mas o Governo já manifestou vontade em prolongá-lo até ao final do ano

Leia Também: Este truque tão simples deixa o forno a brilhar como no primeiro dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório