Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Preço do cabaz desce "há cinco semanas" (e IVA zero será prolongado)

Preço dos alimentos com IVA zero baixou 10% nos três meses de vigência do programa, que deverá ser prolongado até ao final do ano.

Preço do cabaz desce "há cinco semanas" (e IVA zero será prolongado)
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/07/23 por Notícias ao Minuto

Economia IVA Zero

O preço do cabaz com alimentos isentos de IVA está a descer há cinco semanas, divulgou o Governo, na quarta-feira, citando dados da DECO Proteste. Estes dados são divulgados na semana em que se assinalam três meses do programa IVA zero, que será prolongado até ao final do ano

"O preço do cabaz de alimentos abrangidos pelo IVA Zero regista uma tendência de descida desde abril, mês em que a medida entrou em vigor. Segundo a DECO Proteste entre os dias 17 de abril e 12 de julho o preço do cabaz caiu 11,72 € (menos 8,5%)", pode ler-se numa publicação partilhada pelo Ministério das Finanças na rede social Twitter. 

Ao que notícia o Público, o Governo já decidiu que vai prolongar o IVA zero até ao final do ano, sendo que a previsão era que terminasse em outubro. O Notícias ao Minuto já contactou fonte da tutela no sentido de perceber se já foram estabelecidos contactos com os parceiros neste âmbito, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Preço do cabaz de alimentos com IVA zero desce 10%

O preço dos bens alimentares que integram o cabaz do IVA zero reduziu-se em 10% até ao dia 17 de julho, segundo dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), divulgados pelo Ministério da Economia, na quarta-feira.

"Decorridos três meses de vigência da medida de isenção do IVA nas 46 tipologias de bens alimentares, e de acordo com os dados que resultam da monitorização realizada pela ASAE, no âmbito do Acompanhamento dos Preços dos Bens Alimentares, até ao passado dia 17 de julho a redução dos preços dos bens alimentares ultrapassou o valor de 10%", pode ler-se nota do Ministério da Economia e Mar.

Segundo o Executivo, a redução de 10,06% no preço do mesmo cabaz alimentar traduz "uma redução relevante, progressiva e sustentada do preço dos bens alimentares que integram o referido cabaz".

Tal leva o Ministério a considerar que a medida constitui "um dos fatores que contribuiu para a tendência de descida da taxa de inflação em Portugal, registada nos últimos meses".

Leia Também: Preço do cabaz de alimentos com IVA zero desce 10%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório