Os preços dos combustíveis vão registar um comportamento misto no arranque da próxima semana, com o gasóleo a ficar mais barato e a gasolina, por outro lado, a ficar mais cara.
Conforme avançou o Notícias ao Minuto na sexta-feira, as previsões apontam para uma descida de meio cêntimo no caso do gasóleo e para uma subida de três cêntimos no caso da gasolina.
O gasóleo simples está a custar, atualmente, 1,708 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 custa 1,828 €/litro, de acordo com os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Com os aumentos que se têm verificado nas últimas semanas, abastecer o depósito de um automóvel com 50 litros já custa, atualmente, mais cinco euros do que no início do ano, tanto no caso do gasóleo como no da gasolina.
O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou, face à semana passada, 0,3% para a gasolina e 0,9% para o gasóleo, segundo um relatório.
De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, "de + 0,3%, para a gasolina e de + 0,9% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em + 0,7% e do gasóleo simples em + 1,7%".
No relatório semanal Combustíveis Supervisão de Preços, a ERSE acrescentou que, para a semana de 14 a 20 de agosto, o preço eficiente antes de impostos é de 0,931 euros por litro (euros/l) para a gasolina 95 simples e de 0,961 euros/l para o gasóleo simples.
Após impostos, o regulador apontou que o preço eficiente fica nos 1,869 euros/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,752 euros/l para o gasóleo simples.
Leia Também: Um sobe, outro desce: Eis as previsões para os preços dos combustíveis