O Alentejo é a região do país onde se produzem mais cereais, hortícolas e fruta, de acordo com dados referentes a 2021 e divulgados pela Pordata, esta sexta-feira.
"Com exceção da batata, é no Alentejo a região onde se produzem mais cereais, vegetais e produtos hortícolas, frutas, vinho, azeite, plantas industriais e forrageiras", pode ler-se numa publicação da Pordata partilhada nas redes sociais.
Depois do Alentejo, seguem-se a região Centro, o Norte e o Algarve, por esta ordem.
Contudo, a produção de cereais no Baixo Alentejo teve em 2023 um "dos piores anos de sempre", com quebras a chegar nalguns casos aos 90%, devido à seca, reconheceram os presidentes de duas associações de agricultores.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches (CABB), Fernando Rosário, classificou 2023 como "um ano péssimo" para a produção de cereais de sequeiro na sua área de influência, que abrange sobretudo os concelhos de Beja e Serpa, devido à seca.
"Foi um ano que começou com alguma precipitação e as pessoas começaram a gastar dinheiro, pensando que ia ser um ano normal. Mas, desde o final de dezembro até maio estivemos sem chover uma gota de água", lamentou.
Leia Também: Janelas eficientes ou melhorar isolamento: Quanto pode receber de apoio?